quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

MEMÓRIA - 29 DE FEVEREIRO DE 1968

GENEROSA DÁDIVA DA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

A benemérita Fundação Gulbenkian, que muito tem feito pela cultura popular, acaba de oferecer à Filarmónica União Maçaense dois trompetes e um bombardino. O valor desta importante dádiva é superior a dez mil escudos. Perante a actual crise que assoberba todas ou quase todas, as filarmónicas populares do nosso país, parece-nos que só uma entidade com os recursos financeiros da Fundação Gulbenkian poderá obstar à sua extinção pura e simples. Assim o quisessem os seus dirigentes.

In Diário de Coimbra - 29/2/1968

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A EXPOSIÇÃO VIK MUNIZ NO MUSEU COLECÇÃO BERARDO


Vik Muniz nasceu em 1961, em São Paulo (Brasil) e vive e trabalha actualmente em Nova Iorque (USA), é um artista multifacetado, pintor, escultor, designer, fotógrafo, escritor, criador, ilusionista e crítico. Nas suas obras usa os materiais mais estranhos, como calda de chocolate, pasta de amendoim, caviar ou diamantes, que são utilizados para recriar grandes ícones da fotografia e da pintura. O resultado são imagens surpreendentes, que parecem, a um só tempo, familiares e estranhas. Primeiro vemos uma fotografia, depois vemos para além dela um pensamento filosófico e sensorial por detrás de cada imagem.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

ESTA SEMANA

O feriado facultativo de terça-feira de Carnaval marcou os noticiários dos nossos médias, pois foram muitas as Câmaras que encerraram, mesmo aquelas onde não existe tradição carnavalesca, borrifando-se para as decisões de Pedro Passos Coelho, também o nosso Município encerrou portas e Mação tornou-se, num dia de semana, uma terra fantasma, restaurantes e cafés vazios, e nem um mascarado para nos lembrar que estávamos em terça-feira gorda. O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu finalmente sobre o caso Casa Pia, mas nada está ainda resolvido pois os arguidos continuam à solta. No futebol apenas o Sporting segue em frente na Taça Europa. O negócio BPN continua a ser um mistério, apesar de já vendido a angolanos, o Estado terá ainda de emprestar 300.000 milhões de euros ao banco, para o negócio ser concretizado. Entrou esta semana em vigor a lei dos compromissos que obriga as autarquias a só poder assumir compromissos financeiros que estejam salvaguardados pela receita prevista nos três meses seguintes, tudo tem a ver com a dívida da 2,5 mil milhões de euros das autarquias, sendo mais de metade a curto prazo, sabe-se que a maioria dos autarcas sempre gastou à tripa forra, pois a banca tinha muito dinheiro para emprestar e suprir as dificuldades financeiras, mas o tempo das vacas gordas já lá vai. Ontem iniciou-se o Festival da Lampreia que durará um mês, em tempos de profunda crise em que o dinheiro não abunda a que se junta o elevado preço dos combustíveis e o custo das portagens, não se esperará uma afluência notável, mas, evidentemente,  é muito importante para o concelho. E o flagelo dos fogos florestais começa bem cedo, esta tarde, bem perto da vila, deflagrou um grande incêndio que está a mobilizar 160 bombeiros, à hora a que escrevo ainda não está extinto.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ARTE URBANA VII


Praça da Figueira. Lisboa. 2011. Autores Morag Myerscongh (Grã Bretanha) e Luke Morgan (Grã Bretanha). Ooh la la Celebrating excess. Redundância Exd'tt.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

INICIA-SE AMANHÃ O FESTIVAL DA LAMPREIA DO CONCELHO DE MAÇÃO


Durará até 25 de Março próximo. Aderiram a esta iniciativa do Município restaurantes de Mação, Penhascoso, Ortiga, Cardigos e Envendos, alguns com almoços e jantares  diariamente, outros com almoços em cada dia e outros apenas servindo o ciclóstomo por encomenda. O importante é que a lampreia regale os visitantes de modo a deixar-lhes a vontade de regressarem no próximo ano. 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

MEMÓRIA - 20 DE FEVEREIRO DE 1969

NEVE

A vaga de frio que tem assolado o País também se tem feito sentir nesta região de modo assaz contundente.Assim, esta manhã os madrugadores puderam apreciar alguns dos montes que rodeiam esta vila, nos seus pontos mais elevados, cobertos de neve, o que não deixa de ser sempre um espectáculo de rara beleza, e, ainda, serem contemplados com alguns aguaceiros de neve, que, aos mais expostos, deixaram completamente brancos.

In Diário de Coimbra - 20/2/1969

domingo, 19 de fevereiro de 2012

MEMÓRIA - 19 DE FEVEREIRO DE 1971

BATIDA ÀS RAPOSAS

Zona intensamente povoada de floresta, é, naturalmente este concelho, o ambiente ideal para a proliferação deste nefasto mamífero que é a raposa. Não surpreende pois que os caçadores, agora que não podem abater  outra espécies cinegéticas, se voltassem para as raposas e começassem a fazer estragos. Assim, no passado domingo, foram abatidos treze daqueles bichos, quando, já no anterior domingo, onze tinham encontrado a morte, fulminados por outros tantos tiros certeiros.

In Diário de Coimbra - 19/2/1971

sábado, 18 de fevereiro de 2012

ESTA SEMANA

Grande manifestação promovida pela CGTP juntou em Lisboa, segundo os números da central sindical 300.000 pessoas, no Terreiro do Paço, talvez não fossem tantos, atendendo, por exemplo, aos números da missa aquando da visita do Papa, mas eram muitos os que ouviram o novo líder Arménio Carlos. Em Atenas mais de 100.000 pessoas manifestaram-se na praça Syntgma, frente ao Parlamento, contra o novo acordo de resgate financeiro que implica a dispensa de 15.000 funcionários públicos, corte no salário mínimo nacional, actualmente em 751 euros e reduções nas pensões de reforma, foram incendiados alguns dos mais belos edifícios do centro de Atenas. Domingos Paciência foi dispensado pelo Sporting em consequência dos maus resultados, chamado a substituí-lo o truculento Sá Pinto, veremos qual a próxima cena de pugilato  que protagonisará. O frio mantém-se e a ausência de chuva persiste, esta situação mais tarde terá custos elevados. Homem tresloucado degola a golpes de catana a mulher, a filha e  a neta, na cidade de Beja, crime que horroriza o País, dias mais tarde, o alegado assassino, acaba com a vida, enforcando-se no EPL. A Troika de novo em Portugal para efectuar o terceiro exame às contas nacionais. Todos adivinhamos qual vai ser o final desta novela, precisamente igual ao da Grécia. O BPN continua a dar que falar, agora o PCP pede que o Tribunal de Contas faça uma auditoria ao que já foi gasto na nacionalização do banco, 750 milhões de euros de recursos públicos foram ou vão ser usados no BPN que será privatizado por 40 milhões de euros. Os encargos líquidos do Estado com as PPP (parcerias público-privadas) alcançaram 1822,6 milhões de euros em 2011, o que representa uma derrapagem de 18% em relação aos custos previstos. Portugal coloca, com êxito, 3.000 milhões de euros de dívida e paga  a taxa máxima de 4,943%. Os municípios devem à Águas de Portugal 450 milhões de euros e a despeito das exigências da ministra Assunção Cristas, as autarquias não foram capazes de apresentar um plano de pagamento daquela dívida. Nas Honduras 300 reclusos morrem num incêndio ocorrido numa prisão sobrelotada. Irão e Síria ameaçam a frágil paz em que vivemos. Na Europa do futebol só o Sporting, com novo treinador há poucos dias, não sai derrotado, Benfica , Braga e Porto terão tarefas muito difíceis nos próximos encontros. Taxa de desemprego atinge 14%, com 771.000 desempregados. E Cavaco foge aos contactos com o povo, agora na Escola António Arroio onde esteve muito perto e recuou e nos "Roteiros do Futuro", no Palácio da Cidadela, em Cascais, fugindo dos jornalistas. Por Mação ocorreram os já habituais desfiles de Carnaval, ridículo o dos idosos mascarados, que as direcções de lares e centros de dia, que por aí existem, entendem ser um divertimento para quem está em fim de percurso, muito interessante os dos pequeninos que nos mostravam a sua alegria em participar numa festa que talvez ainda não entendam.

MONUMENTO A NOSSA SENHORA EM FREIXEDAS (PINHEL)



Num pequeno largo numa das zonas mais elevadas de Freixedas, concelho de Pinhel,  encontra-se um monumento a Nossa Senhora. Iluminado o monumento, nestas noites frias de Inverno, avista-se de toda a vila. Não me parece, contudo, bem conseguido, falta-lhe algo para o tornar agradável quando o apreciamos.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PEQUENA CRÓNICA

AS TRANSPLANTAÇÕES

Abro o jornal e leio que o dr. Blaiberg permanece vivo e em franca recuperação. O impossível sucede. O coração, a fonte da vida, muda-se de um para outro  homem, foge da morte para a vida. E pergunto a mim mesmo se o Homem conseguirá um dia vencer a Morte de um modo definitivo. É estranho e absurdo tudo isto. Transplanta-se um coração. Mas não se cura um eczema. Transplanta-se um rim. Mas não se dão melhoras a um reumático. Abstraindo-nos do problema moral que uma transplantação do órgão vital representa, temos de considerar extraordinário o trabalho do prof. Barnard e da sua equipa. Temos de considerar tão importante esta façanha como a do primeiro astronauta, por isso a queremos pôr no mesmo plano de igualdade. Entretanto, enquanto que relativamente ao lançamento do primeiro astronauta, orientais e ocidentais, adversários de tradição, se encontravam perfeitamente de acordo quanto à real importância de tal feito, no caso do cirurgião da África do Sul, os seus colegas de quase todo o Mundo têm procurado minimizar aquele trabalho, apresentando toda a gama de provas. Mas o dr. Blaiberg sobrevive, e lentamente o silêncio da medicina mundial, silêncio de aprovação e pasmo, vai surgindo, destruindo todos aqueles que, por despeito, pretenderam apoucar uma das maiores vitórias desta segunda metade do século vinte.

Publicado in Jornal de Abrantes em 17/Fevereiro/1968

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MEMÓRIA - 16 DE FEVEREIRO DE 1968

0 TEMPO

Depois de um prolongado período de seca, que estava a ocasionar elevados prejuízos, principiou a chover, o que bastante veio alegrar a sacrificada classe dos lavradores. É possível que deste modo o ano agrícola não seja tão mau como tudo estava a fazer prever.

In Diário do Ribatejo - 16/2/1968

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

MEMÓRIA - 15 DE FEVEREIRO DE 1980

PREÇOS INCOMPORTÁVEIS DE TERRENOS EM MAÇÃO

A falta de terrenos próprios para construção em Mação, origina que os poucos que se encontram disponíveis para venda atinjam preços verdadeiramente incomportáveis para a maioria dos munícipes. Com vista a obviar este grave problema, a Junta de Freguesia de Mação, de maioria PS, sugeriu à presidência da Câmara (AD) a implementação de um plano de urbanização para que pudessem ficar disponíveis lotes de terreno para construção passíveis de serem vendidos a preços razoáveis. Na mesma oportunidade aqueles autarcas solicitaram ao presidente da Câmara a conclusão das obras do mercado municipal, iniciadas pela comissão administrativa empossada após o 25 de Abril, onde se encontram investidos mais de um milhar de contos e que o anterior executivo, de maioria PSD, considerou uma obra menor e sem utilidade para Mação.

In Portugal Hoje - 15/2/1980

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

NOVO QUARTEL DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MAÇÃO

Aparentemente o novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Mação encontra-se construído e, até, exteriormente pintado. Os terrenos envolventes terão que ser  urbanizados, é o que falta, parece-me.  Não conheço o interior do quartel, nem imagino sequer se estará já terminado e, consequentemente, se virá resolver os problemas de espaço dos nossos bombeiros, espero bem que sim, caso contrário seria mais um caso "à portuguesa". Entretanto, por, aí diz-se que há problemas com a capacidade da garagem. Procurei informar-me e soube que, em conformidade com a dimensão dos Bombeiros de Mação, o quartel deveria ter uma determinada área a que corresponderia uma garagem utilizando o mesmo critério. Tudo certo, segundo me parece. Para resolver o problema, se existir, haverá que construir um anexo para servir de garagem acessória. A obra foi construída com um  apoio da Comunidade Europeia no montante de 57.859.108 euros, sendo o seu custo total de 82.655.869 euros, e sob a égide dos programas QREN e POVT.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

ESTA SEMANA

Começa a semana com muito frio, sente-se o Inverno. As televisões nos seus jornais apresentam-nos um inverno bem pior, muito frio, muita neve, muitas mortes, aqui bem perto nessa nossa Europa. Na Bahia (Brasil), os polícias estão em greve há uma semana, por aumentos salariais, saques, homicídios, vandalismo é o caos. Sabe-se que por dia noventa e cinco famílias não têm possibilidade de pagar os seus compromissos, consequência desta nossa crise, que ainda agora vai no adro. Na Síria continua a guerra civil, mas parece que o regime de Bashar al Assad caminha rapidamente para o fim. CPLP (Comunidade dos Países da Língua Portuguesa) inaugura a nova sede, juntando diversas personalidades PR inclusivé, mas o que diz esta sigla aos Portugueses. Por todo o País surgem manifestações contra o previsto encerramento de tribunais, em Mação ainda não se deu por nada. Entretanto o quadro de Cézanne "Os jogadores de cartas" foi vendido por 250 milhões de dólares, o que o torna a obra mais cara do mundo. E o escritor Charles Dickens nasceu há 200 anos em 7 de Fevereiro de 1812. O Primeiro Ministro numa intervenção perante alunos, tratava-se de uma cerimónia comemorativa do aniversário de um grupo de escolas  privadas, afirmou "não sermos piegas", foi o bastante para que a comunicação social e a oposição se atirassem às suas canelas, olvidando deliberadamente o contexto em que o termo foi utilizado. E Madonna regressará a Portugal em Junho, actuará em Coimbra, com bilhetes desde 45 a 170 euros, veremos se então ainda haverá crise. A Académica regressa ao Jamor, na final da Taça de Portugal, 43 anos depois, em 1969 estive lá com os saudosos amigos Miguel Heitor e Pedro Bento. A chanceler alemã Ângela Merkel critica a Madeira pela má aplicação dos fundos europeus em túneis e auto-estradas e, não bastando, Schulz, presidente do Parlamento Europeu, criticou Pedro Passos Coelho por solicitar investimentos de Angola em Portugal. E em França , a secretária de estado da Saúde aconselhou os sem-abrigo a permanecerem em casa, atendendo à vaga de frio que o País atravessa. Finalmente a Grécia chega a acordo com os usurários e vai receber nova parcela, desta vez, uns milhões de euros para evitar a bancarrota. O célebre juiz espanhol Baltazar Garzón foi condenado a 11 anos de suspensão da magistratura, por ter ordenado escutas às conversações entre dirigentes de uma rede de corrupção. A Caixa Geral de Depósitos, o banco do Estado, apresenta prejuízos no valor de 488,4 milhões de euros. Passos Coelho anunciou que terça-feira de Carnaval como feriado acabou, mas muitos organismos públicos decidiram conceder tolerância de ponto aos seus funcionários, o Município de Mação estará entre estes organismos, Coelho acaba por não se sair muito bem desta fotografia. E a semana teria ainda outro fait divers o diálogo entre Vítor Gaspar e Wolfgang Shaube, ministros das finanças de Portugal e Alemanha, em que este promete a Gaspar a flexibilização do programa da Troika. Mação vira Catedral do Presunto, que falta de gosto senhores da Câmara.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A ARTE DA GUERRA EM EXPOSIÇÃO



No Museu Colecção Berardo encontra-se patente uma exposição de cartazes impressos produzidos por ministérios e agências governamentais, organizações independentes ou empresas privadas, durante a II Guerra Mundial de 1939 a 1945. Com um forte carácter emocional e mensagens curtas, facilmente memorizadas, para uma maior eficácia e  compreensão. Os cartazes impressos inspiravam patriotismo e apelavam ao contributo sempre a bem da causa nacional. Há cartazes de ambos os lados dos beligerantes, isto é, alemães, italianos e japoneses, mas também franceses, ingleses, americanos e canadianos, as chamadas nações aliadas. Há poucos cartazes em português. É uma exposição muito curiosa e que mostra centenas de peças.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CASA NOVA PARA A JUNTA DE FREGUESIA DE MAÇÃO



A Junta de Freguesia de Mação vai ter novas instalações situadas na Praça Gago Coutinho,  na antiga dependência da Caixa Geral de Depósitos. Em tempo de dificuldades financeiras para todos, particulares, empresas e instituições públicas, é um pouco estranho este investimento. A Junta de Freguesia de Mação ficará com uma sede ampla e funcional, para melhor servir os seus fregueses, e excepcionalmente bem localizada. Uma das razões invocadas pelo executivo  para as razões da mudança, é o desejo de algum modo dinamizar uma zona da vila, actualmente moribunda e que já foi o seu coração.  No momento desconhece-se a data da inauguração, dependendo das obras que estão a decorrer. 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MEMÓRIA - 7 DE FEVEREIRO DE 1968

ILUMINAÇÃO

É também com agrado que registamos a melhoria do sistema de iluminação pública, que tem tornado esta vila uma terra bem iluminada e que neste capítulo pode ombrear com muitas cidades. Coube agora a vez de beneficiarem de um sistema de iluminação moderno o largo Infante D. Henrique e a rua tenente coronel Francisco Pedro Curado. Lentamente, vai-se modernizando e assim tomando um aspecto mais de harmonia com os tempos presentes.

In Diário do Ribatejo - 7/2/1968

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

EXPOSIÇÃO SOBRE LINO NETO

                            Busto de António Lino Neto no Jardim frente ao Antigo Centro de Saúde

Fui visitar a exposição patente nos Paços do Concelho sobre António Lino Neto, natural de Mação, nascido em 30 de Janeiro de 1873. Trata-se de uma mostra que apresenta variados jornais dos começos do século passado que publicaram artigos de Lino Neto ou de que ele foi director, fotos de família, objectos pessoais. É uma pequena exposição com algum interesse, organizada pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. Lino Neto foi figura destacada da Igreja, do ensino e da política durante a primeira metade do século XX. Estranho é  que sendo uma figura proeminente de Mação não tenha o seu nome num arruamento da vila, a despeito de haver por aí ruas que ostentam o nome de quem não nos diz nada. É verdade que lhe foi erigido um busto na Rua Engº. Amaro da Costa, mas isso tem uma história que não vem agora a propósito. 

domingo, 5 de fevereiro de 2012

MEMÓRIA - 5 DE FEVEREIRO DE 1972

CHÃO DE CODES - RUAS EM MAU ESTADO

É lamentável o estado em que se encontram as ruas desta povoação. Torna-se impossível o acesso às habitações. A lama é aos montes. Quem nos acode?

In Diário do Ribatejo - 5/2/1972 

sábado, 4 de fevereiro de 2012

ESTA SEMANA

As grandes cidades vão ter que extinguir mais de metade das freguesias. Pretende-se ainda a extinção de 35% das freguesias rurais, sendo que as freguesias com menos de 150 eleitores (283) vão ser extintas. O Governo aprovou esta proposta de lei das regras para a reforma local que será, oportunamente, discutida e votada na Assembleia da República. Aguardam-se as alterações no nosso concelho. Mais uma grande empresa chinesa a entrar m Portugal com a compra de 25% do capital da REN. Os restantes 15% foram adquiridos pela Oman Oil Company. O Estado havia posto à venda 40% do capital da transportadora de energia eléctrica. Em Port Said, no Egipto, morreram 74 pessoas e 200 ficaram feridas em consequência da invasão do campo de futebol onde jogava a equipa do treinador português Manuel José. Mais uma greve nos transportes sentida, nem tanto, nas grandes cidades, como sempre quem se trama é o mais necessitado. Uma auditoria externa à gestão financeira do Sporting dos últimos 12 anos confirma uma situação de falência técnica com um passivo que ultrapassará 300 milhões de euros. Como estarão as finanças dos outros grandes do futebol? Os maiores bancos, exceptuando o Santander-Totta, apresentam prejuízos elevados no exercício de 2011, justificando-os com o fundo de pensões transferido para o Estado e as dívidas públicas de Portugal e a Grécia. O Governo anuncia que este ano não haverá feriado no Carnaval, não será por aqui que Portugal recupera. Esta semana, há muitos anos, principiei a colaborar na mais antiga e, então, importante unidade industrial do concelho. Ocupava mais de cem trabalhadores. A globalização da economia ditou o seu encerramento. Lá fora o vento sopra com intensidade, ouço-o como ele me enregelasse, razoavelmente instalado, apesar do frio intenso que nos flagela. A rádio emite um noticiário e relata os apoios que, em Lisboa e Porto, estão a ser prestados aos sem-abrigo. Invade-me um sentimento de culpa, estou confortavel e aqueles homens e mulheres na mais desgraçada das situações. Alguns não aceitam um tecto, receiam perder o seu local de sem-abrigo 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

AS COMEMORAÇÕES DA SOCIEDADE FILARMÓNICA UNIÃO MAÇAENSE



A propósito do post aqui colocado a 12 do último  mês, recordo-me que foi o saudoso Agostinho Pereira Carreira que "pegou" na colectividade, então moribunda, e a ressuscitou. Foi nos anos 80, do passado século. Tenho um diploma de "sócio benemérito", que era oferecido àqueles associados que contribuíam com um donativo para a  Filarmónica União Maçaense, com a particulariedade, muito interessante, do diploma indicar "Fundada em 1906", quando. estão a comemorar-se agora 150 anos de existência. Escrevo este post porque nestas comemorações se está a esquecer o Agostinho Pereira Carreira e o papel importante que desempenhou no ressurgimento da Filarmónica.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CRÍTICAS AO MAPA JUDICIÁRIO SOBEM DE TOM

Mação é outro caso grave. É um município do norte do distrito de Santarém com graves problemas de desertificação e envelhecimento da população. Fazer o percurso entre Mação e o "Tribunal de Destino", em Abrantes, não é fácil. Pela EN3, o trajecto é sinuoso.  Melhor alternativa será seguir através da A23, onde só metade do percurso está sujeita a portagem, mas mesmo assim os utentes têm que pagar 80 cêntimos por cada viagem.

In Público - 1/Fevereiro/2012 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

MEMÓRIA - 1 DE FEVEREIRO DE 1968

JULGAMENTO IMPORTANTE

No Tribunal Municipal terminou recentemente o julgamento da acção de paternidade ilegítima que Francisco Patrício moveu aos herdeiros de Francisco Pina Falcão, figura bastante conhecida neste concelho e concelhos limítrofes, falecido há cerca de dois anos. O julgamento apaixonou grandemente a opinião pública, tendo assistido a todas as sessões enorme multidão que enchia por completo a sala do tribunal e corredores vizinhos. A sentença só será conhecida dentro de algum tempo.

In Diário do Ribatejo - 1/Fevereiro/1968