segunda-feira, 30 de abril de 2012

A DECADENCIA DE UMA VILA IX



Mação. Rua Padre António Pereira de Figueiredo, nºs. 28 e 28A, frente ao edifício dos Paços do Concelho. Em tempos que já lá vão correu o boato que a autarquia se preparava para adquirir esta casa e demoli-la para alargamento da Rua Engº. Amaro da Costa. 

sábado, 28 de abril de 2012

ESTA SEMANA

Assunção Cristas lança e o Governo aprova uma taxa que na verdade é um novo imposto sobre as grandes áreas comerciais, quem vai pagar são os mesmos, os consumidores e os  produtores,  o resultado final já se antevê, tudo vai ficar  mais caro. A cerimónia na Assembleia da República comemorativa do 25 de Abril foi mais comentada pelas ausências, não fora isso talvez passasse despercebida de grande parte da população, Cavaco, sem o querer, fez um rasgado elogio à governação Sócrates, lembrando os progressos que o País fez em diversas áreas. E sobre as rendas excessivas das eléctricas,  que o Governo tarda em mexer, um ex-secretário de Estado da Energia afirmou que "temos problemas para resolver e o Estado assume-se ou não se assume". No Parlamento, no debate quinzenal com o Primeiro Ministro, António José Seguro anuncia o fim do apoio às medidas do Governo por parte do Partido Socialista. António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, prevê a queda do Governo perante a forma como as coisas estão a correr. O Governo pretendia moralizar os salários dos gestores públicos, mas excepção após excepção, tudo vai ficando como dantes, só há força para os fracos. A TDT chegou ao concelho de Mação, com bastantes queixas, são demasiado as vezes que se fica sem sinal e, não será a menor, tanta despesa para continuar a ter acesso aos mesmos quatro canais, bem diferente do que sucedeu na Europa, mais uma vez o Governo mostra-se fraco diante da Zon e da Meo. O Sporting não atingiu a final da Taça Europa, derrotado em Bilbau, apesar da boa imagem que deixou. É fatal, em todos os finais da época futebolística surge um caso intrincado, agora é o dos jogadores da União de Leiria que promete muitas complicações.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

DIREITO À INDIGNAÇÃO

A Associação 25 de Abril. que representa os militares de Abril, Mário Soares e Manuel Alegre anunciaram que não estarão presentes na sessão comemorativa do 25 de Abril que tem lugar esta manhã na Assembleia da República. Logo o Primeiro Ministro vem desvalorizar esta atitude afirmando que "algumas figuras políticas querem assumir protagonismo em datas especiais". Face ao rumo que o País está a seguir, perante as dificuldades que afectam tantos portugueses, diante de uma política de "quero, posso e mando", ninguém se pode indignar, ninguém pode levantar a voz, isso será  necessidade de protagonismo? Mário Soares precisará de protagonismo? Manuel Alegre? A Associação 25 de Abril? O povo português herdou dos tempos do Estado Novo um grande distanciamento em relação ao que se vai passando na política, por medo da PIDE,  como se a política não lhe diga respeito, que passou de geração em geração, mas é tempo, perante tanta falta de respeito pelos Portugueses, que todos nós nos comecemos a indignar perante tantas iniquidades daqueles que nos governam. 

PEQUENA HISTÓRIA DA NOITE FASCISTA

Tinham vindo quando o bairro dormia há longas horas. Bateram forte, uma, duas, três vezes. À primeira pancada Júlio estremeceu. Os olhos furaram paredes e viram reais os dois Pides. Júlio há muito pressentia que estava por pouco. Conhecia bem Alves e sabia que os seus nervos não eram de aço. Quando um camarada o avisara da prisão de Alves, ao seu espírito aflorou a ideia de fugir. Fugir seria bom, mas a Europa estava tão longe. Como atravessar uma Espanha tão longa e tão falangista, sem documentos? E Duarte, agora em Peniche, veio sobrepôr-se a este desejo. Duarte tinha logrado fugir à PIDE e, com a ajuda de um camarada arraiano, atravessar a fronteira. Caminhava de noite e escondia-se de dia. Alimentava-se de frutos, quando apareciam, e de ervas, bebia água imunda. Cedo as provisões que levara se esgotaram. Faminto, exausto e miserável foi encontrado certa manhã à beira de uma estrada pela Guarda Civil. Por estar indocumentado foi entregue às autoridades portuguesas e lá rumou para Peniche, sem antes ter sofrido os horrores das câmaras de tortura tão bem inventadas pela Gestapo.
À segunda pancada Júlio levantou-se e à terceira abriu a porta. Mostraram os crachats já dentro de casa. Onde é o quarto, perguntaram. Júlio sentia uma dor forte na nuca e os olhos bem abertos agora nada viam. Dirigiram-se à pequena estante e, um por um, foram folheando os livros, talvez uma dúzia, duas dúzias, viam-nos sem interesse e deitavam-nos para o chão. A lâmpada de 15 velas dava uma luz amarelada e fazia reflectir dois polícias gigantescos na parede branca do quarto. Sob a cama farejaram uma pequena mala. Com uma praga um dos Pides baixou-se e retirou-a. Abriram-na e com uma exclamação de prazer lobrigaram alguns livros e jornais, Marx, Lenine, Avante, enchiam a pequena mala. É o suficiente, disse um dos Pides. Veste-te e vem, ordenou. Não é preciso grande roupa porque vais apanhar um bom calor, gargalhou um dos Pides. Num quarto ao lado a mãe de Júlio estava acordada, mas não sobressaltada. Não sabia do que se tratava e, por vezes, Júlio recebia amigos que vinham já muito dentro da noite. Posso despedir-me de minha mãe? Não vale a pena, quando ela puder vai visitar-te. Apressa-te que já estamos demorados. E arrastando Júlio saíram de casa. É aqui, disse o funcionário. Flores murchas caídas de um velho solitário salpicavam a  campa. Mãe. Um soluço morreu abafado na garganta de Júlio. O pensamento retornou quatro anos atrás. A madrugada da prisão, as torturas, o julgamento e a vida na prisão. A liberdade. O camaradas que resistiram e os que ficaram pelo caminho. E a mãe cada vez mais gasta, a morrer aos poucos, apesar dos camaradas, dos amigos, dos vizinhos, a ajudarem tanto quanto podiam. Por eles soube como a mãe morrera. Júlio foram as últimas palavras que dissera.
Olhou em redor e os olhos fixaram-se nas portas de ferro de um jazigo, e logo o pensamento saltou para a oficina onde tantas daquelas portas tinha feito. E reviu a cara medrosa do patrão, olhos fixos no chão, a boca abrindo-se e fechando-se a soltar palavras cobardes e nojentas. Sabe, Júlio, você e um bom operário, mas compreende não o posso readmitir, fazemos muitos trabalhos para o Dr. Santos, o da União Nacional, e ele já me avisou que não pode continuar a ajudar quem dá trabalho a comunistas. Tenha paciência Júlio, veja se arranja emprego noutro lado, sou muito seu amigo, mas o Dr. Santos...

Publicado in Diário do Ribatejo - 28/Novembro/1974


terça-feira, 24 de abril de 2012

NESTE DIA

Já lá vão muitos anos, mas esse dia perdura na memória e jamais será esquecido, a sua importância não  o permite. Rodeado apenas de amigos, de verdadeiros amigos. Muitos dos que estiveram presentes já há muitos anos que não os reencontro e, possivelmente, não os verei jamais, cada um deles foi partindo para onde a Vida os levou. Rememoro apenas o que ainda permanece na lembrança dos dias que vão correndo. 

MEMÓRIA - 24 DE ABRIL DE 1980

MAÇÃO

Corridas pedestres, através das principais ruas da vila, jogos recreativos, uma simultânea de xadrês, concurso de montras e baile popular inteiramente gratuito compõem o programa que a Associação Desportiva de Mação organizou para comemorar o Dia da Liberdade.

In Portugal Hoje - 24/Abril/1980

segunda-feira, 23 de abril de 2012

ELEIÇÕES EM FRANÇA



Surpreendente a votação conseguida pela Frente Nacional liderada por Marine le Pen 17,9%, o que está a causar alguma inquietação em França e mesmo no estrangeiro. François Hollande, do Partido Socialista, foi declarado vencedor desta primeira volta das eleições ao atingir 28,63%, enquanto que Nicolas Sarkozy, o actual presidente francês,  aproximou-se bastante ao atingir 27,08% dos votos. Marine le Pen não dará indicações de voto nos partidos que disputarão a segunda volta das presidenciais a 6 de Maio, reconhecendo-se que os votos deste partido da direita serão decisivos para escolher quem será o próximo Presidente da França.  Hollande reconhece que os votos da esquerda não serão suficientes para garantir a sua eleição. Sarkozy já pode contar com 45% dos eleitores da Frente Nacional. Ontem saíram sondagens que antecipam a vitória de François Hollande.

sábado, 21 de abril de 2012

ESTA SEMANA

A ministra da Justiça, de quem se esperaria viesse dizer o que está fazendo para tornar a justiça credível, rápida e acessível a todos os Portugueses, vem falar da dificuldade que o Governo tem em proceder, de novo, ao pagamento dos subsídios de férias e natal, mesmo em 2015. A UGT ameaça denunciar o acordo de concertação social se o Governo não o cumprir, adiando as medidas para o crescimento e emprego. Pedro Passos Coelho, em Londres, de visita a David Cameron primeiro ministro britânico, contrariando tudo o que tem afirmado, não descarta a hipótese de uma ajuda adicional e, referindo-se às palavras de João Proença da UGT, considera-as ameaças do primeiro de Maio. Há bem pouco tempo foi assinado um acordo de concertação social e o Governo já se prepara para apresentar uma nova proposta sobre as indemnizações nos despedimentos nivelando-as, diz, pelo que se observa na Europa, mas muito mais gravosas para os trabalhadores. Há muitas críticas incidindo sobre os personagens indicados pelo PSD e PS para ocuparem as funções de juízes do Tribunal Constitucional, do que já resultou a recusa do candidato Saragoça da Matta (PSD), e ao adiamento da eleição na Assembleia da República. E as condições de acesso ao Rendimento Social de Inserção vão ser alteradas passando por um crivo mais apertado. As receitas fiscais caíram quase 6% até Março, o que tornará muito difícil o cumprimento da meta do défice orçamental definida pela Troika. A Santa Sé não abre mão, para já, da extinção de dois feriados religiosos e vai exigir negociações prolongadas sobre o assunto. Em jogo pleno de emoção desde o primeiro até ao último minuto, o Sporting fazendo jus ao epíteto de leão venceu o Atlético de Bilbau e vai discutir na próxima semana a sua presença na final da Taça Europa. Este fim de semana, no concelho,  sucedem-se alguns acontecimentos ligados ao desporto motorizado, em Mação e para o Campeonato de Portugal de Offroad provas de autocross, crosscar e corridas de camião, no Pereiro um passeio BTT e em Chão de Codes vai desenrolar-se amanhã o 8º. Passeio BTT Roda da Água. É excelente que o concelho se agite, porque na maior parte do ano se encontra numa letargia que lhe será fatal.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

quarta-feira, 18 de abril de 2012

MEMÓRIA - 18 DE ABRIL DE 1969

EXPOSIÇÃO DE PINTURA

Num dos salões do Cine-Teatro , tem estado patente uma exposição dos pintores Ferraz e Paisana, este natural desta vila. A exposição tem sido muito visitada, e causado a surpresa do meio, uma vez que se trata de pintura não figurativa e de motivos de arte cinemática, o que, em boa verdade, são manifestações plásticas demasiado avançadas para este meio, e por isso mesmo inacessíveis à maioria das pessoas.

In Diário de Coimbra - 18/Abril/1969

segunda-feira, 16 de abril de 2012

MEMÓRIA - 16 DE ABRIL DE 1972

FEIRA DE SÃO MARCOS

Como é tradicional, no terceiro domingo de Abril, tem lugar hoje a Feira de São Marcos. No panorama das feiras efectuadas no concelho é das de menor importância e sendo de instituição recente jamais se conseguiu impor.

In Diário de Coimbra - 16/Abril/1972

sábado, 14 de abril de 2012

ESTA SEMANA

Segunda-feira de Páscoa é aqui feriado municipal, um ano mais em que não se deu por nada, os responsáveis da autarquia apreciam mais gozar estas mini-férias de quatro dias do que comemorarem o dia de Mação. Durante o ano efectuam-se diversas cerimónias: entrega de bolsas de estudo, atribuição de diplomas do extinto (?) CNO, prémios do concurso de montras, etc., etc.,, que poderiam ser aproveitadas para, numa sessão a decorrer nos Paços do Concelho lembrar o significado do dia. E sem grande dispêndio de verbas, chamar as diversas colectividades existentes no concelho e promover um grande sarau de arte e cultura. E comemoraríamos, modestamente  e com poucos gastos, o feriado municipal. Os combustíveis sofreram um novo aumento, quem resiste, quem se indigna? Cavaco engasga-se na decisão do Governo de adiar o pagamento dos subsídios de natal e férias a que todos temos direito, 2015 está longe diz o PR. Na Síria a guerra civil continua. mas agora que, finalmente,  a Rússia e  o Irão a condenaram vai rapidamente chegar ao fim. Os onze arguidos do caso Portucale foram absolvidos dos crimes de que estavam acusados, abate ilegal de sobreiros para construção de um empreendimento imobiliário e turístico em Benavente, todos ainda se lembram do célebre Jacinto Leite Capelo Rego que fez um donativo ao CDS no âmbito deste processo. O Sporting derrotou o Benfica e Jesus, uma vez mais, acusou a arbitragem,  mas não disse que a sua equipa tinha 89 minutos para alterar o resultado do derby, procurando deste modo desculpar os seus erros de planeamento. A Anafre teme focos de tensão social com o encerramento de freguesias, alguém acredita, quando ninguém se mexe quando lhe cortam subsídios. A CGD tem dinheiro para financiar as grandes empresas em OPAS, mas não tem para emprestar às pequenas e médias empresas para a sua gestão do dia a dia. E no PS começou a corrida à presidência da Federação do distrito de Santarém, é um lugar apetecível porque trampolim para um lugar cimeiro nas listas distritais de deputados à Assembleia da República. E o mesmo PS indica Conde Rodrigues para juiz do Tribunal Constitucional, qual é o background deste camarada para o desempenho do  cargo? 

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O PROVÁVEL ENCERRAMENTO DA MATERNIDADE ALFREDO DA COSTA

                                       Edifício da Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Liga-me à Maternidade Dr. Alfredo da Costa um sentimento estranho, não é que me tenha lá nascido um filho ou, sequer, a visitasse. Há muitos anos trabalhou naquela Maternidade alguém, que não poderei esquecer, e que, com muita saudade dos tempos aí passados,  me contava histórias felizes e infelizes que foi apreciando. Estranho é que ainda há poucos anos o Estado tenha gasto milhões de euros em obras de melhoria das instalações daquele estabelecimento de excelência na saúde materno-infantil para agora ser fechado. A propósito do encerramento anunciado, Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, afirmou que por detrás da decisão do Governo podem estar interesses imobiliários. Nesta tarefa de destruir para poupar - só não lobrigo poupanças nos políticos - o ex-cobrador de impostos de nome Paulo Macedo, ministro da Saúde, já decidiu o seu encerramento, só não precisou a data.      

quinta-feira, 12 de abril de 2012

MEMÓRIA - 12 DE ABRIL DE 1972

SOLICITADA AO MINISTRO DA JUSTIÇA A RESTAURAÇÃO DA COMARCA

O ministro da Justiça recebeu no seu gabinete uma deputação composta pelo governador civil, presidentes da Junta Distrital e município local, vereadores, membros da A.N.P., etc., que foram solicitar àquele membro do Governo a restauração da comarca de Mação.

In Diário de Coimbra - 12/Abril/1972

quarta-feira, 11 de abril de 2012

ARTE URBANA IX



Rua Padre António Pereira de Figueiredo. Mação. 2009.  Monumento em memória do Padre António Perera de Figueiredo. Obra do escultor José João de Brito. Ferro(?).

segunda-feira, 9 de abril de 2012

MEMÓRIA - 9 DE ABRIL DE 1980

ESTAÇÃO DE ALVEGA-ORTIGA AINDA ILUMINADA A PETRÓLEO

A estação da CP em Alvega-Ortiga, na linha da Beira Baixa, ainda não beneficia de luz eléctrica apesar da iluminação pública já ter chegado às suas portas e dos incómodos que essa situação acarreta para utentes e ferroviários. A estação de Alvega-Ortiga continua a ser iluminada por candeeiros a petróleo, o que em 1980 não deixa de ser ridículo sobretudo se se pensar que, a poucos quilómetros, no Tejo, se encontra há várias década instalada a barragem de Belver ou da  Ortiga. A estação de Alvega-Ortiga tem um movimento bastante grande, o que justifica as diversas composições diárias que nela param. Serve as populações do concelho de Mação e de algumas freguesias do concelho de Abrantes.

In Portugal Hoje - 9/Abril/1980 

domingo, 8 de abril de 2012

MEMÓRIA - 8 DE ABRIL DE 1975

CRIANÇAS SEM GINÁSTICA POR FALTA DE VERBA

Efectivamente por falta de verba a Câmara Municipal de Mação, no começo do ano corrente, foi forçada a prescindir os serviços de um professor de educação física que, desde 1973, ministrava ginástica aos alunos do ensino primário desta vila. Os pais das crianças que seguiam aquelas aulas dirigidas pelo prof. Octávio Semedo, encararam ainda a hipótese de se quotizarem para entre si pagarem o vencimento do referido professor, mas esta hipótese teve que ser imediatamente posta de parte, atendendo às reduzidas possibilidades financeiras dos pais da maioria dos alunos. A verdade é que foi decorrido um período escolar e a tal verba, certamente a conceder pela Direcção-Geral de Desportos não apareceu, com prejuízo evidente na formação física de uma dezenas de meninos e meninas. Assim se faz o desporto de massas. Assim se procura criar o gosto pelo desporto nas zonas mais subdesenvolvidas do país: a região interior de Portugal.

In Diário do Ribatejo - 8/Abril/1975

sábado, 7 de abril de 2012

ESTA SEMANA

Peter Weiss, funcionário da Comunidade Europeia e seu representante na Troika, começou por sugerir que Portugal deveria acabar em definitivo com o pagamento dos subsídios de férias e natal, acrescentando que não sabia se seria possível de harmonia com os preceitos da nossa Constituição. Logo de imediato, um membro do Governo, escandalizado, afirmou "...a posição do Governo não se alterou, estes cortes não podem ser permanentes e estarão em vigor dentro do período de vigência do programa.". Mas, no dia seguinte, Pedro Passos Coelho, anuncia em entrevista à Rádio Renascença, que os subsídios de férias e natal recomeçariam a ser pagos apenas em 2015 e em determinadas condições. (Economistas dizem que em 2015 ainda não haverá possibilidades de serem pagos). No dia seguinte, na Assembleia da República, Vítor Gaspar confirma a afirmação do Primeiro Ministro e dá a mão à palmatória, dizendo que, por lapso, na entrevista que havia concedido à RTP os subsídios seriam pagos em 2014. E desencandeou-se uma guerra de alecrim e manjerona entre Marcelo Rebelo de Sousa e António José Seguro porque aquele afirmou, no seu sermão dominical na TVI, que as alterações aos estatutos do PS, levadas a efeito em sede de Comissão Nacional, tinham sido uma golpada. E o Ministério da Justiça informa que o encerramento dos tribunais pode passar de 47 para 64, pois existem mais tribunais a receberem menos de 250 processos por ano. O Sporting ao conseguir um empate em Kharkiv, frente ao Metalist, passa às meias finais da Liga Europa, já o Benfica incapaz  de vencer o Chelsea  foi excluído da Liga dos Campeões. Ontem entrou em vigor uma lei que proíbe a reforma antecipada para quem tiver menos de 65 anos, com uma única excepção para os desempregados de longa duração, estranhamente, este diploma foi elaborado e aprovado debaixo de um enorme secretismo e prende-se com dificuldades na execução orçamental. As cerimónias pascais decorrem em Mação desde quinta-feira santa até domingo de Páscoa dia em que se realiza a procissão da Ressurreição. 

MEMÓRIA - 7 DE ABRIL DE 1974

TERMINARAM AS BATIDAS ÀS RAPOSAS

A Comissão Venatória Concelhia organizou até ao fim do passado mês de Março diversas batidas às raposas, como aliás se noticiou. O resultado de todas essas batidas cifrou-se no abate de 45 daqueles bichos, o que sem dúvida é um interessante palmarés.

In Diário de Coimbra -

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A DECADÊNCIA DE UMA VILA - VIII



Mação. Rua Monsenhor Álvares de Moura, nº 12B, antiga Rua Nova. Trazeiras do palacete (?) propriedade da Casa Rebello. (Casa Rebela?).

quarta-feira, 4 de abril de 2012

MEMÓRIA - 4 DE ABRIL DE 1971

SOLENIDADE DOS PASSOS

Com a presença de muito menos povo do que nos anos anteriores, realizaram-se as três procissões tradicionais das cerimónias dos Passos desta vila. Poderiam tornar-se estas solenidades um cartaz turístico para esta terra, não menosprezando o seu valor e conteúdo religioso se a tempo e horas fossem organizadas comissões e, bem assim, da parte das entidades oficiais aquelas comissões recebessem subsídios  financeiros, pois que, infelizmente, nos tempos actuais, sem dinheiro, nada se faz que possa ter brilho. A carolice de alguns que ainda conseguem fazer viver os Passos em Mação, não é suficiente para dar o brilho que aquelas cerimónias deveriam ter.

In Diário de Coimbra - 4/Abril/1971

terça-feira, 3 de abril de 2012

EPÍLOGO DE UM JULGAMENTO

O António de Oliveira (Chança) foi condenado a oito anos de prisão num julgamento que concitou o interesse de grande parte da população. Após a leitura da sentença, diz-me pessoa que assistiu, o réu ainda foi capaz de desrespeitar o Tribunal. Deixo aqui o registo deste caso, apenas porque faz parte dos nossos dias e das nossas noites. 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

FEIRA DE SÃO MARCOS REBAPTIZADA FEIRA DE RAMOS

A Feira de São Marcos celebrava-se anualmente no terceiro domingo de Abril. Há alguns anos mudou de nome e passou a ter lugar no dia do seu segundo baptismo - o domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. Nunca conseguiu ganhar notoriedade, nem antes nem depois, vai passando despercebida, ano após ano, quer da população maçaense quer das gentes dos concelhos vizinhos. Ontem não fugiu à sua sina. Os feirantes não abundavam, notavam-se grandes clareiras no Largo da Feira e, na zona mais antiga de Mação, os vendedores eram em número reduzido. Este tipo de feiras já teve a sua época. Aos mais novos é muito mais agradável uma visita ao Fórum Castelo Branco ou ao Torreshopping. Aos mais velhos basta-lhes a visita anual à Feira dos Santos, agora ou estão cansados ou a gasolina está cara e ainda há as portagens. Não é preciso acrescentar muito mais, já todos perceberam que em termos de visitantes a Feira de Ramos foi um fracasso. Um esclarecimento final, apesar de estar a cair em desuso, todos perceberam que o post de ontem não pretendeu ser mais do que uma brincadeira para lembrar o Dia das Mentiras.   

domingo, 1 de abril de 2012

FEIRA DE RAMOS

Um movimento fora do habitual ao domingo, muitas pessoas e desusado número de automóveis, prenunciava que iríamos ter uma grande Feira de Ramos, apesar do dia cinzento e carregado de nuvens não ser muito convidativo. Inúmeros visitantes foram enchendo as ruas da vila e perante a dificuldade de estacionamento nas ruas mais centrais, os automóveis pejavam as ruas periféricas, sendo difícil, ao começo da tarde, conseguir um espaço para largar o carro. Os restaurantes encheram-se, havendo muitos clientes à espera de mesa. Os cafés, mau grado a crise, estiveram todo o dia a abarrotar. Dificilmente se deambulava pelo recinto da feira, completamente pejado de barracas dedicadas maioritariamente à venda de vestuário, e os vendedores, muitos de etnia cigana, não se queixavam da falta de negócio. Na zona histórica de Mação, os feirantes habituais vendiam árvores, flores, cereais, queijos, alfaias agrícolas, tudo o que é habiual nas nossas feiras. E aí, também, muitos compradores empunhando sacos contendo, de certo, os produtos genuínos que só nestas feiras se encontram. E apesar do dia ter permanecido fusco, não choveu, o que se tornou bastante agradável quer para feirantes quer para visitantes desta excelente Feira de Ramos efetuada hoje dia primeiro de Abril.