quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

MEMÓRIA 1974 - O CORETO FOI DERRUBADO

O coreto, implantado no Largo dos Combatentes da Grande Guerra, foi demolido no início das obras para embelezamento daquele local onde, segundo em tempos foi anunciado, vai ser erigido um busto do prof. Lino Neto, pai do actual Ministro da Justiça.

In Diário do Ribatejo - 28/Fevereiro/1974

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

MORCELA DE ARROZ DE VILA DE REI



A nível caseiro elogiam-se muito os nossos enchidos, efectivamente e de um modo geral, qualquer que seja o fabricante, são de excelente qualidade. Também o presunto, com a marca Catedral de Mação, apresenta uma qualidade superior, não sendo ultrapassado pelos melhores pata negra da Península Ibérica. No entanto a comercialização, quer dos presuntos, quer  dos enchidos, é feita de um modo incipiente, podemos procurar com uma candeia na mão que não os encontramos à venda nas grandes superfícies comerciais do ramo alimentar. Já o mesmo não acontece com os fabricantes do vizinho concelho  de Vila de Rei, que conseguiram uma posição de destaque naquelas áreas comerciais, ombreando com produtos do género de todo o país. Tive, pois, a possibilidade de, num dos últimos dias, adquirir numa das lojas do belmiro, que existem por tudo quanto é sítio, umas saborosas morcelas de arroz de Vila de Rei, que acompanhadas de grelos e umas rodelas de laranja,  regadas por um tinto alentejano Morgado de Arraiolos, proporcionaram uma refeição diferente e do agrado de todos os convivas.  

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MEMÓRIA 1983 - POLÍTICA LOCAL

Já se encontra em funcionamento o novo executivo camarário saído das eleições de Dezembro do ano findo e que tem como presidente, no seu segundo mandato, Elvino Pereira. O executivo municipal à semelhança da anterior legislatura, é composto por cinco elementos da AD e dois elementos do PS.
Também a Assembleia Municipal já foi instalada, sendo composta por 24 representantes da AD, a que se juntaram mais 8 presidentes de juntas de freguesia eleitos nas listas AD e ainda 9 representantes do PS e 2 representantes da APU. A Assembleia Municipal, que é presidida por Abílio Mata, vai reunir-se proximamente para aprovação do seu regimento.

In Diário de Coimbra - 26/Fevereiro/1983

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ARGO

       

Teerão 1979. Os Estados Unidos aceitam o pedido de asilo político do seu amigo de sempre Mohammad Reza Pahlevi, o último imperador da Pérsia. Khomeini está de regresso ao Irão e a revolução principia. As ruas da capital fervem. Os iranianos pedem aos Estados Unidos a entrega do imperador  para ser julgado pelos seus crimes. Os americanos não cedem, até por questões humanitárias, Palevi encontra-se em fase terminal atacado por cancro. Em 4 de Novembro de 1979 a embaixada norte-americana é tomada de assalto por um grupo revolucionário iraniano que faz 52 reféns. Seis conseguem fugir e refugiam-se na casa do embaixador do Canadá, onde vivem durante vários meses. A CIA sabe que se estes funcionários forem descobertos a execução será o seu fim. Tony Mendez (Ben Affleck), um agente especializado em fugas, arquitecta um plano capaz de os resgatar, basicamente criando a ideia nos iranianos que iria ser produzido no seu país um grande filme chamado Argo. E idealiza-se uma fita, com a ajuda do produtor Lester Siegel (Alain Arkin) e do maquilhador John Chambers (Kyle  Chandler). Esta história, inteiramente verídica, termina com a bem sucedida fuga dos seis funcionários americanos com destino ao Canadá.

Nota - Republica-se este post de 20/Novembro/2012, em homenagem a Ben Affleck que recebeu, directamente da Casa Branca,  o  Oscar para o melhor filme do ano.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

BIG BROTHER

                                            Vitor Gaspar o Execrável Big-Brother

A obrigatoriedade imposta a todos os comerciantes e industriais de emitirem facturas através de uma sofisticada - e dispendiosa - máquina registadora, desencadeou no  país um coro de protestos e de oposição ao sistema, consubstanciada no último episódio de milhares de consumidores estarem a solicitar a emissão de facturas em nome de Pedro Passos Coelho, indicando mesmo o seu número de contribuinte. Só a insensibilidade deste Governo seria capaz de imaginar uma tal perseguição tributária aos contribuintes, com a aplicação de multas que vão dos 75 aos 2000 euros. E, entretanto, os tubarões fogem despachando os seus capitais para os off-shores. Os compradores que indiquem o seu número de contribuinte nas facturas sujeitam-se a ser investigados em todas as suas transacções por um poderoso Big-Brother, a inspecção tributária, e ainda terão de guardar as facturas durante quatro anos.   

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

NOTÁVEL PRESTAÇÃO DA ADM



A Associação Desportiva de Mação é um dos poucos ícones do nosso concelho. No campo desportivo, particularmente no futebol, tem elevado bem alto o nome de Mação, lembremos apenas a conquista de uma Taça do Ribatejo. Este ano, no campeonato distrital de futebol, 1ª. divisão sénior, tem ocupado sempre os lugares cimeiros e, já há algumas jornadas vem liderando a classificação. Os sócios e adeptos têm acorrido ao Campo Municipal em elevado número, apoiando com entusiasmo a sua equipa. Num momento alto da ADM, há que deixar aqui um louvor aos jogadores e equipa técnica, mas também reconhecer o trabalho valioso que tem sido efectuado pelos corpos sociais que, mercê de um trabalho notável, criaram as condições para que a equipa principal de futebol venha obtendo os resultados que a guindaram a esta posição de excelência.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

FESTIVAL DA LAMPREIA



Inicia-se no dia 23 o Festival da Lampreia que decorrerá até 14 de Abril próximo. Durante muitos anos o denominado Festival era autênticamente bizarro - estava limitado aos dois restaurantes situados na freguesia de Ortiga, ao arrepio do que acontece com os mais variados festivais que sucedem no país e que são abertos a todos os restaurantes existentes nos respectivos concelhos. Aqui não se entendeu assim durante muitos anos. Agora sim, existe um verdadeiro festival, com a maioria das freguesias representadas, exceptuam-se Aboboreira, Amêndoa e Carvoeiro. Resta que, neste tempo em que os bolsos andam mais vazios do que cheios, apareçam muitos apreciadores daquele ciclóstomo, um dos produtos excelentes em que o nosso concelho é rico. A terminar um reparo, 51 dias de festival parece-me demasiado extenso.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DJANGO LIBERTADO



Quentin Tarantino foi buscar a inspiração aos filmes Django, do italiano Sérgio Corbucci, feito em 1966 e Mandingo, de 1975, realizado pelo americano Richard Fleischer, para fazer Django Libertado, a história de um escravo, Django (Jamie Foxx),  a quem o Dr. King Schulz (Christopher Walz) compra a liberdade. O Dr. Schultz tinha como profissão caçar criminosos brancos em troca de valiosas recompensas em dólares. Cedo Django  mostra a sua competência na caça aos fora da lei  e o Dr. King face à ajuda recebida promete a Django resgatar a sua mulher de  Francophile Candie (Leonardo Dicaprio) dono da enorme propriedade Candyland. A escravatura é o tema central do filme, uma realidade bem mais cruel do que aquilo que as pessoas imaginavam. "Southern", deste modo classificado pelo realizador que fundiu south com western, é dirigido por um Tarantino soberbamente provocador e audaz, com laivos de crueldade e um arrogante desprezo. 

MEMÓRIA 1969 - HOMENAGEM PÓSTUMA

Foi dado recentemente o nome de Rua Monsenhor Álvares de Moura à Rua Nova, antiga Rua Cândido dos Reis.
Presta-se deste modo homenagem, talvez perpétua, isto atendendo às mudanças de nome que aquela rua já sofreu, ao sacerdote que, recentemente falecido em Alcains, tantas saudades e amigos deixou nesta vila, onde paroquiou durante alguns anos.

In Diário de Coimbra - 20/Fevereiro/1969

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MEMÓRIA 1971 - NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

Conforme noticiámos oportunamente já foi investido nas funções de presidente deste município o dr. Emanuel Sales Belo Catarino.
Porque se trata de pessoa suficientemente esclarecida acerca dos problemas concelhios, é natural desta vila e aqui exerce a sua actividade profissional, além de que vinha desempenhando o cargo de vereador, todos os munícipes estão esperançados numa acção dinâmica em prol do progresso e desenvolvimento de todo o concelho de Mação.

In Diário de Coimbra - 19/Fevereiro/1971

sábado, 16 de fevereiro de 2013

MEMÓRIA 1978 - FALSO ALARME

Esta manhã, por motivos não esclarecidos e também não divulgados, o alarme, instalado na agência local do Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa e sem ligação directa ao posto da G.N.R., soou. Prontamente alguns elementos desta corporação acorreram, de armas engatilhadas, àquele Banco, dispostos a dar caça aos gatunos, mas em vão, não havia gatunos.

In Diário de Coimbra - 16/Fevereiro/1978

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

JOSÉ DE MATOS COSTA

Agente sanitário no Centro de Saúde de Mação, durante uma vida, tornou-o conhecido por todo o concelho. Último presidente da Sociedade Filarmónica União Maçaense e seu dirigente durante muitos anos, onde desempenhou um importante papel. Ligado às actividades da Igreja de Mação, seu pai havia sido seu sacristão, fundou o seu grupo coral. Pertencia, há muitos anos, à Comissão dos Passos, que promove as festividades da Páscoa. Impulsionador e dinamizador das tradições populares da vila de Mação. Meu amigo. Faleceu hoje aos 66 anos. Descanse em paz.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

MEMÓRIA 1975 - EM ORGANIZAÇÃO A COOPERATIVA FLORESTAL DO CONCELHO DE MAÇÃO

Têm-se realizado diversas reuniões nesta vila e em vários pontos do concelho, no sentido da criação de uma cooperativa que abranja todos os proprietários de pinhal do concelho para que, organizados, melhor possam fazer valer os seus direitos, especialmente na venda da resina.
Esta cooperativa é um projecto já anterior ao 25 de Abril, e ao qual a Câmara Municipal dessa época dera o melhor apoio para a sua concretização, mas que, por razões óbvias, quase as mesmas que agora se apresentam, não fora possível tornar realidade.
Tal tipo de projecto no actual contexto, merece a nossa melhor atenção, pelo que esperamos poder apresentar, dentro em breve, trabalho mais pormenorizado sobre esta cooperativa de incontroverso interesse para o concelho.

In Diário do Ribatejo - 14/Fevereiro/1975 

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

JUÍZES PODEM RECUSAR CANDIDATURAS



Se bem me recordo, quando a lei dos mandatos sucessivos dos autarcas foi publicada, durante a governação de José Sócrates, foi claro o entendimento que os autarcas ao fim de três mandatos não poderiam voltar a concorrer ao cargo de presidente de câmara. O Zé Povinho comentava mesmo que até às próximas eleições, após a publicação da lei, a mesma seria alterada. Tal não sucedeu. E então, como surgiram alguns carreiristas, começou a propalar-se que a lei foi feita para proibir mais do que três mandatos na câmara a que presidiam, quando o seu espírito, como foi entendido na época da sua aprovação, se destinava a acabar com os dinossauros que, como lapas, se agarram a uma câmara e só de lá saem quando a doença os atormenta. "A lei é clara, o legislador pretende que haja uma incapacidade absoluta de alguém migrar  para outra câmara", afirma o juiz Rui Rangel da Associação de Juízes pela Cidadania. Já o juiz-desembargador Eurico Reis afirma "o princípio republicano de que as pessoas não podem eternizar-se nos cargos tem de prevalecer, porque a carne é fraca e o poder corrompe". A lei autárquica define que serão os juízes que recebem as listas a aceitar ou não as candidaturas e, em caso de dúvidas, o assunto poderá ir parar ao Tribunal Constitucional. Até agora, e como mais mediáticos, conhecem-se as vontades de Luís Filipe Meneses transferir-se de Gaia para o Porto, Fernando Seara partir de Sintra para Lisboa e Fernando Costa, o autarca modelo do PSD nas Caldas da Rainha, viajar até Loures, convidado, pasme-se, pelo PCP.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O PROBLEMA DO SPORTING É A FALTA DE EUROS

Mais uma jornada, mais uma derrota. O que se passará neste grande clube lisboeta. Soube-se agora, preto no branco: o  Sporting precisa de 25 milhões de euros a pronto. 5 milhões serão destinados a salários e 20 milhões para serem aplicados em despesa corrente. Os salários de Dezembro estão pagos e Godinho Lopes irá pagar os salários de Janeiro, mas Lopes não garante que lhe seja possível efectuar o pagamento dos salários de Fevereiro e Março, o mês das eleições. "O Sporting gasta o dobro do Sporting de Braga e comparem-se os resultados", afirma um dirigente. Na situação em que se encontra o clube leonino sugiro a vinda de uma nova troika para regularização das suas as contas, face à incapacidade demonstrada pelos dirigentes..

domingo, 10 de fevereiro de 2013

MEMÓRIA 1977 - ENTROU EM FUNÇÕES A NOVA CÂMARA MUNICIPAL

Já se encontra em actividade a nova Câmara Municipal deste concelho, que é composta pelos senhores Diamantino dos  Santos Pereira Leitão (PSD), presidente, José Eduardo Pires (PS), Elvino Vieira da Silva Pereira (PSD), Joaquim de Matos Eusébio (PS),  Amaro Marques Alexandre (PSD), José Luís Marques Gonçalves (PSD) e Armando Marques Rosa (PS).
Para substituição do presidente, nos seus impedimentos, foi eleito o vereador do PSD Elvino Pereira com cinco votos a favor contra dois de outros vereadores.
Entretanto a Câmara deliberou efectuar as suas reuniões ordinárias nas segundas e quartas quartas-feiras de  cada mês, pelas 15 horas.
A população do concelho espera dos componentes da Câmara Municipal a resolução dos graves problemas que afectam o seu dia-a-dia, como sejam, abastecimento de água, electricidade, saneamento, estradas e caminhos, e mais, que encaminhe este concelho no sentido de se conseguirem, através das actividades económicas, pólos de desenvolvimento industrial e comercial para a obtenção de novos postos de trabalho, evitando-se, deste modo, a emigração interna e para o exterior dos naturais de Mação.

In Diário de Coimbra - 10/Fevereiro/1977

sábado, 9 de fevereiro de 2013

MEMÓRIA 1979 - INSTALAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL

No passado mês de Janeiro teve a sua primeira reunião o órgão autárquico Conselho Municipal que é composto por representantes de diversos sectores do concelho, tais como, indústria, comércio, sindicatos, associações recreativas, etc..
Procedeu-se à eleição da mesa que ficou a ser presidida por Abílio Mata, representante do sector industrial.

In Diário de Coimbra - 9/Fevereiro/1979

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

MEMÓRIA 1979 - CONCURSO DE DIAPOSITIVO RURAL

Por iniciativa do jornal «Mação Democrático» , vai realizar-se no próximo dia 17, um concurso de diapositivos, aberto a todos os fotógrafos (amadores ou profissionais, nacionais ou estrangeiros).
O concurso tem dois temas: «A vida das vilas do campo» e «Mação  - a terra e a sua gente».
Os trabalhos deverão ser entregues, até ao próximo dia 9, na seguinte morada:

                                      «Mação Democrático»
                                           Rua do Adro, 20
                                           6120   -   Mação

Haverá valiosos prémios em disputa, e os trabalhos serão exibidos no Cine-Teatro de Mação, no próximo dia 17, pelas 21 horas.

In Diário de Coimbra - 8/Fevereiro/1979

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

MEMÓRIA 1975 - SESSÕES DE ESCLARECIMENTO POLÍTICO PROMOVIDAS PELO M.D.P./C.D.E.

O núcleo do M.D.P./C.D.E., um dos partidos políticos já instalados no concelho, tem vindo a realizar algumas sessões de esclarecimento em diversos lugares do concelho.
Dentro desta campanha foram já visitadas as freguesias da Amêndoa e Penhascoso e o lugar de Sâo José das Matas.

In Diário do Ribatejo - 4/Fevereiro/1975

sábado, 2 de fevereiro de 2013

150 ANOS DA SFUM



Terminam este fim de semana as comemorações dos 150 anos da Filarmónica Maçaense. Esta noite exibir-se-á o nosso já conhecido Orfeão de Águeda e, amanhã domingo, a Banda fará uma arruada, a lembrar aos maçaenses o seu centenário  e meio de vida, seguir-se-á uma Eucaristia na Igreja Matriz  precedendo  o almoço comemorativo num dos restaurantes da vila. Após o repasto, e para finalizar  as comemorações, será apresentado o livro "Viagem à Roda da Banda de Mação". Cento e cinquenta anos é uma vida  muito longa,  que só um reduzido número de colectividades consegue atingir. Singularmente a SFUM consegui-o num concelho de parcos recursos e onde o espírito gregário não existe. Deve-o ao trabalho e dedicação, ao longo de todos estes anos, de muitas mulheres e homens, maestros, executantes, dirigentes e sócios. Sem eles a Filarmónica não atingiria esta longa existência. Há que reconhecer, contudo, que ultimamente, nos anos depois do 25 de Abril, os apoios concedidos à SFUM têm sido importantes e valiosos, na sua ausência, talvez não estivessemos agora a comemorar esta data. José Simões, Agostinho Pereira Carreira e José de Matos Costa, são homens que ficarão indissoluvelmente ligados aos últimos cinquenta anos da Filarmónica, pela grande dedicação que lhe devotaram, pela obra que realizaram, num acto de justiça e agradecimento, aqui ficam registados os seus nomes.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

MEMÓRIA 1968 - FILARMÓNICA UNIÃO MAÇAENSE

A centenária Filarmónica União Maçaense está a atravessar uma crise profunda  de que, possivelmente, não sobreviverá.
E verdade que por todo esse País estão em agonia as filarmónicas, e esta não pode fugir à regra, tanto pior quanto está numa terra onde o espírito associativo é nulo.
Mas deveremos todos, comodamente, deixar morrer uma agremiação que, quanto mais não seja, pela sua vetusta idade nos deveria merecer respeito? Será isto possível?

In Diário do Ribatejo - 1/Fevereiro/1968