domingo, 31 de março de 2013

MEMÓRIA 1982 - «MAÇÃO DEMOCRÁTICO»

Alguns dos responsáveis do jornal «Mação Democrático», que aqui se editou no período de 1976 a 1979, iniciaram agora diligências no sentido de se retomar a sua publicação.
Para esse efeito foi enviada uma circular-inquérito aos colaboradores e leitores que, de qualquer modo, estiveram mais ligados ao «Mação Democrático».
Suspensa a publicação porque, como refere a circular «as dificuldades criadas fruto em parte do amadorismo dos que o faziam, se mostraram inultrapassáveis», acentua-se que «é necessário ter uma voz livre na região» porque «um jornal concelhio é tão importante como uma estrada ou um fontanário».
Está prevista uma reunião para o dia 10 de Abril próximo, no sentido de se decidir do futuro do jornal, não estando posta de parte a possibilidade da constituição de uma sociedade cooperativa que serviria de suporte financeiro à edição do «Mação Democrático».

In Diário de Coimbra - 31/Março/1982

sexta-feira, 29 de março de 2013

JESUS CRUCIFICADO SEGUNDO SÃO MARCOS

       

21. E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz. 
22. E levaram-no ao lugar do Gólgota, que se traduz por lugar da Caveira.
23. E deram-lhe a beber vinho com mirra, mas ele não o tomou.
24. E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sobre elas sortes, para saber o que cada um levaria.
25. E era a hora terceira, e o crucificaram.
26. E por cima dele estava escrita a sua acusação O REI DOS JUDEUS.
27. E crucificaram com ele dois salteadores, um à sua direita, e outro à esquerda.
28. E cumprindo-se a escritura que diz: E com os malfeitores foi contado.
29. E os que passavam blasfemavam dele, meneando as suas cabeças, e dizendo: Ah! tu que derrubas o templo, e em três  dias o edificas.
30. Salva-te a ti mesmo, e desce da cruz.
31. Da mesma maneira também os principais dos sacerdotes, com os escribas, diziam uns para os outros, zombando: Salvou os outros, e não pode salvar-se a si mesmo.
32. O Cristo, o Rei de Israel, desça agora da cruz, para que o vejamos e acreditemos. Também os que com ele foram crucificados o injuriavam.
33. E, chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona.
34. E, à hora nona, Jesus clamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?
35. E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Eis que chama por Elias.
36. E um deles correu a embeber uma esponja em vinagre e, pondo-a numa cana, deu-lho a beber, dizendo: Deixai, vejamos se virá Elias tirá-lo.
37. E Jesus, dando um grande brado, expirou.


quarta-feira, 27 de março de 2013

NESTE DIA EM MADRID

                                                   Teatro de la Zarzuela

Hoje é o Dia Mundial do Teatro e, num destes dias de outro ano, estava em Madrid e aproveitei, ou melhor aproveitámos, para assistir a um espectáculo tipicamente espanhol que é a zarzuela, após uma tarde perfeitamente aproveitada, no Museu da Fundación Caja Madrid a apreciar uma exposição do famoso artista espanhol Miquel  Barceló, que abrangia a pintura, a escultura e o desenho. Foi precisamente no Teatro de la Zarzuela, casa cheia, esgotada mesmo, maioritariamente por espanhóis, para assistir à famosa zarzuela Doña Francisquita. Nunca tinha assistido a um espectáculo deste tipo, conhecia algumas árias das zarzuelas mais famosas, mas não fui para além disso, mas esta Doña Francisquita agradou-me o suficiente. O emblemático Teatro de la Zarzuela é lindíssimo e situa-se no coração de Madrid. Os espectáculos nocturnos em Espanha principiam relativamente cedo de modo a permitir que os espanhóis, acabada a récita, possam ir jantar ou melhor cenar. Foi também o que fizemos e surpreendeu-me encontrar o restaurante, àquela hora da noite, completamente cheio e por pessoas já relativamente avançadas na idade, contrariamente ao que sucede aqui  em Portugal, essa parte da nossa sociedade, quando a escuridão avança, receia encontrar-se fora de casa. 

terça-feira, 26 de março de 2013

MEMÓRIA 1971 - PROCISSÃO DOS PASSOS

Com menos brilho que habitualmente, e com a presença de muito menos crentes, foram levadas a efeito no sábado e domingo últimos, as três procissões que compõem as tradicionais e solenes cerimónias dos Passos desta vila.
No sábado, à noite, a imagem da Virgem Mãe foi transladada da Igreja Matriz para a Capela de São Sebastião.
No domingo, à tarde, efectuou-se a subida do Calvário, depois de, no largo Gago Coutinho, se ter efectuado o encontro entre Cristo e Sua Mãe, pretexto para uma notável peça oratória do rev. padre Andrade.
À noite, e para encerramento da cerimónias, efectuou-se a procissão do Enterro do Senhor.

In Diário do Ribatejo - 26/Março/1971


segunda-feira, 25 de março de 2013

MEMÓRIA 1973 - CASA DO POVO DE MAÇÃO

Para o triénio de 1973-75 foram escolhidos para a Casa do Povo de Mação, Aboboreira, Penhascoso e Ortiga, os seguintes dirigentes:
Assembleia Geral - presidente: Dr. António Paisana; Direcção - presidente: Artur Tavares Cardoso e Comissão de Representação Profissional - presidente: Delfim Jacinto.

In Diário de Coimbra - 25/Março/1973 

domingo, 24 de março de 2013

MEMÓRIA 1975 - CERIMÓNIA DOS PASSOS

Com reduzida presença de fiéis, realizaram-se no transacto fim de semana, as tradicionais cerimónias dos Passos, organizados pela Santa Casa da Misericórdia local.
As cerimónias têm como pontos principais a realização de três procissões: no sábado saída das imagens da Virgem Mãe e do Senhor dos Passos da Igreja da Misericórdia para a capela de São Sebastião e Igreja Matriz respectivamente, e no dia seguinte, à tarde, a procissão dos Passos e à noite a procissão do enterro do Senhor.

In Diário do Ribatejo - 24/Março/1975

sábado, 23 de março de 2013

MEMÓRIA 1968 - PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS

Têm início no próximo sábado as tradicionais cerimónias dos Passos em Mação, que anualmente trazem a esta  vila várias centenas de fiéis de todo o concelho e concelhos vizinhos.
Nesse dia, à noite, realizar-se-á a transladação da imagem da Virgem Maria para a Capela de São Sebastião.
No domingo prosseguirão as cerimónias com a procissão dos Passos, à tarde e, à noite, procissão do enterro do Senhor.

In Diário do Ribatejo - 23/Março/1968  

sexta-feira, 22 de março de 2013

E AGORA COELHO?



Se for verídica a capa do SOL, não estamos no primeiro de Abril,  o Gaspar arranja umas taxas sobre os depósitos bancários? Ou o Primeiro Ministro demite-se, o que seria um alívio para ele e para os portugueses? Ou ainda o Presidente da República intervém criando um governo de sua iniciativa? O que nos espera? Nada de bom de certo. Há precisamente dois anos também o Sócrates partiu.

MEMÓRIA 1973 - TERMAS DA LADEIRA

Em seguimento da notícia que demos oportunamente, podemos hoje informar que foi constituída uma sociedade por acções com um capital inicial de dez mil contos, dos quais 20% foram postos à disposição do público, destinada à exploração das termas da Ladeira.
Foi já iniciada a construção dos balneários, bem como se principiou a adaptação de um antigo lagar de varas a restaurante, prevendo-se que estas obras estejam terminadas nos inícios do próximo mês de Julho.
Prevê-se, também a comercialização das águas, para o que serão construídas instalações de engarrafamento.

In Diário do Ribatejo - 22/Março/1973

quinta-feira, 21 de março de 2013

NO DIA MUNDIAL DA POESIA

De um dos meus poetas preferidos

              António Ramos Rosa

Não posso adiar o amor para outro século
não posso
ainda que o grito sufoque na garganta
ainda que o ódio estale e crepite e arda
sob montanhas cinzentas
e montanhas cinzentas

Não posso adiar este abraço
que é uma arma de dois gumes
amor e ódio

Não posso adiar
ainda que a noite pese séculos sobre as costas
e a aurora indecisa demore
não posso adiar para outro século a minha vida
nem o meu amor
nem o meu grito de libertação

Não posso adiar o coração

quarta-feira, 20 de março de 2013

MEMÓRIA 1975 - REUNIRAM-SE OS REPRESENTANTES DAS AUTARQUIAS DO DISTRITO?

Parece terem-se reunido no passado sábado na Câmara Municipal desta vila, representantes das Comissões Administrativas dos diversos municípios que compõem o distrito de Santarém.
Supõe-se que nessa reunião esteve presente o Governador Civil do Distrito.
Fundamentando esta ocorrência está o facto de terem sido vistos, junto aos Paços de concelho desta vila, muitos veículos ostentando insígnias de vários municípios do Ribatejo.
São desconhecidos os motivos desta provável reunião.

In Diário do Ribatejo - 20/Março/1975

domingo, 17 de março de 2013

INCOMPETENTE GASPAR



Ministro das Finanças mais chanesco do que este nunca Portugal teve, nem no tempo da monarquia. Erra em tudo: desemprego, défice, dívida pública, recessão. Uma incompetência total. Teremos de suportá-lo até quando? Alguns exemplos, no  programa de ajustamento, a decorrer entre 2011 e 2014,  a    economia devia contrair no máximo -0,3%, irá  para -6,4%; o pico do desemprego seria atingido em 2012 com uma taxa de 12,4%, mas estima-se que em 2014 atingirá 18,5%, uma diferença que representa mais de 330.000 desempregados. Foi por recear que o país esteja a mergulhar numa espiral de recessão, combinada com austeridade, que Gaspar  solicitou à Troika para abrandar o ritmo com que quer perseguir a meta nominal do défice. Como é possível que as previsões de longo prazo da Troika estejam longe da realidade, mas que também no curto prazo não seja possível prever o impacto das medidas tomadas. Agora e só agora, quando os maus resultados da intervenção da Troika estão à vista é que o PSD, logo acolitado pelo CDS, afirma que o programa está mal desenhado. Em Abril ficarão estabelecidos os cortes de 500 milhões de euros na despesa pública impostos para este ano, abrangerão, certamente, rescisões amigáveis na função pública.

sábado, 16 de março de 2013

MEMÓRIA 1973 - HOMENAGEM A UM MÉDICO

No salão nobre da Câmara Municipal efectuou-se uma sessão de homenagem ao dr. Gabriel Estanislau João da Silva, médico municipal na freguesia de Envendos, por  motivo de ter abandonado as funções públicas, ao  atingir o limite de idade.
O dr. Emanuel Catarino, presidente do município local, presidiu à sessão encontrando-se ladeado pelo homenageado, pelo presidente da A.N.P. concelhia, dr. Jaime Rodrigues e pelos vereadores municipais.
A  assistir muito público, especialmente da freguesia de Envendos.
O presidente do município dirigiu ao dr. Gabriel da Silva algumas palavras alusivas ao acto tendo-lhe oferecido, seguidamente, uma salva de prata como testemunho de gratidão pelos serviços prestados.
Por fim o homenageado, com sentidas palavras, agradeceu.

In Diário do Ribatejo - 16/Março/1973

sexta-feira, 15 de março de 2013

DESLEIXO E SUJIDADE



Há algum tempo tive oportunidade de elogiar a recuperação do fontanário existente no denominado Jardim Dr. Lino Neto. Venho aqui hoje deixar um reparo relativamente à sujidade que conspurca a concha daquele fontanário. Será muito dispendioso, com alguma frequência, proceder à sua limpeza, pondo à vista os belos pequenos ladrilhos azuis que tanto o embelezam.

quinta-feira, 14 de março de 2013

MEMÓRIA 1970 - AINDA COM VISTA AOS CTT

Um postal metido nos Correios de Abrantes no passado sábado, só foi recebido nesta vila na terça-feira seguinte. Para complemento esclarecemos que Abrantes dista de Mação 28 quilómetros.

In Diário de Coimbra - 14/Março/1970

terça-feira, 12 de março de 2013

LOJAS DOS CHINESES



Não há ninguém que não maldiga as lojas dos chineses, mas em verdade pouca gente haverá que não se tenha socorrido, ao menos uma vez, das lojas dos chineses. Muito recentemente, aquando dos temporais num fim de semana de Janeiro, que deixaram o  concelho sem fornecimento de electricidade durante algumas horas, as lojas dos chineses foram o último recurso a que recorreram muitos dos maçaenses, fornecendo lanternas, pilhas, velas, até ao total esgotamento do stock, para que a todos fosse possível mitigar  a escuridão. Aconteceu há alguns dias ter-me esquecido do carregador de um desse telemóveis fabulosos que tudo nos dão. Abrantes seria a localidade mais próxima em que encontraria o aparelho apropriado, mas não foi preciso percorrer tantos quilómetros, a loja do chinês tinha e por um preço inacreditavelmente barato. A simpatia que nutro pelas lojas dos chineses já vem de longe. Um dia cheguei a Mação, numa tarde de sábado, à hora em que todo o comércio estava encerrado e verifico que a pilha do comando do automóvel "fôra à vida". O carro tinha um pequeno problema, se aberto com a chave o alarme disparava e não mais se calava. Como é conhecido as pilhas dos comandos não são das mais vulgares, encontram-se com dificuldade, mas a loja do chinês tinha e o meu problema resolveu-se. 

MEMÓRIA 1968 - COLÓQUIOS BÍBLICOS EM ORTIGA

Na vizinha freguesia da Ortiga está a realizar-se, diariamente, no período de 10 a 17 do corrente, uma série de colóquios sobre os problemas mais transcendentes postos pela Bíblia.
Na primeira sessão foi orador frei João de Oliveira.
No domingo, dia 17, será feito o encerramento desta Semana Bíblica com missa e resolução aos pés do Senhor.
As sessões terão lugar na sede da Liga Regional.

In Diário de Coimbra - 12/Maço/1968

domingo, 10 de março de 2013

MEMÓRIA 1971 - NEVOU EM MAÇÃO

Tem sido a Natureza pródiga, ultimamente, em contradizer o Borda d'Água.
Assim, o Inverno tem-nos dado pouca chuva, alguns dias de frio como há muitos anos não havia, muito sol, bastante neve e, vá lá, até calor.
Agora, ao despedir-se, quis o Inverno deixar uma perdurável recordação, e assim foi que após alguns dias em que a temperatura baixou sensivelmente e que da Estrela e Guardunha nos vinha um vento glacial, surpreendentemente, fomos brindados, é o termo pois Mação não é terra de neve, durante cerca de duas horas com a queda de neve, que dentro em pouco começou a polvilhar de branco, telhados, árvores, automóveis.
Apetece-nos pois perguntar o que mais nos oferecerá esta Natureza, que parece andar tão louca como todos os que vivem os anos 70.

In Diário do Ribatejo - 10/Março/1971

sábado, 9 de março de 2013

MEMÓRIA 1968 - DELEGAÇÃO DO MOVIMENTO NACIONAL FEMININO

Na delegação deste patriótico organismo, situado no largo Infante D. Henrique, das 14 e 30 às 17 horas, de todos os dias úteis, uma funcionária privativa atende as pessoas interessadas em resolver quaisquer assuntos relacionados com os militares em serviço de soberania nas nossas províncias de além-mar.

In Diário do Ribatejo - 9/Março/1968

sexta-feira, 8 de março de 2013

MEMÓRIA 1968 - LEVANTAMENTO TOOGRÁFICO DO CONCELHO

Algumas brigadas do Instituto Geográfico e Cadastral iniciaram nas freguesias de Cardigos e Ortiga os trabalhos de levantamento topográfico e cadastral do concelho, trabalho  que se prolongará por vários meses, atendendo à extensão de terreno a cobrir.
Mais tarde serão actualizados os valores matriciais de todos os prédios.

In Diário de Coimbra - 8/Março/1968

 

HUGO CHÁVEZ - 1954/2013



Desapareceu uma das figuras mais influentes da história contemporânea  da Venezuela. Durante 14 anos presidente da, por si denominada, República Bolivariana da Venezuela, deste modo homenageando Simon Bolívar, um dos grandes líderes sul-americanos para a independência dos povos da América Latina. Eleito sempre democraticamente. Personagem político com uma grande influência na América Latina. Inimigo dos norte-americanos, nunca o escondeu, atacou verbalmente muitas personalidades da pátria do Tio Sam. Tentou transformar a Venezuela, um país que, apesar de todas as reformas que empreendeu, continua a sofrer de grandes desigualdades sociais, pese embora a grande riqueza em recursos naturais, nomeadamente petróleo. Na Venezuela vivem 500 mil portugueses por quem Chávez tinha grande estima. No seu consulado, as relações entre o nosso país e a Venezuela tiveram um grande desenvolvimento, exportando Portugal para aquele país, além dos conhecidos computadores Magalhães, um fluxo de bens e serviços que passa pelos medicamentos, a energia, a construção civil, a consultoria e a exploração de gás e petróleo. O funeral está previsto para hoje em Caracas.

quinta-feira, 7 de março de 2013

COELHO E O SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL



Interpelado ontem, na Assembleia da República, pelo líder do principal partido da oposição, para proceder ao aumento do salário mínimo nacional, actualmente em 485 euros, Passos Coelho respondeu que "quando um país enfrenta um nível elevado de desemprego, a medida mais exacta que se pode tomar é exactamente a oposta." A vontade de Coelho é reduzir mesmo o SMN, como o fez a Irlanda adiantou, omitindo que a diferença de valor entre o dois salários é abissal. Será possível a Passos Coelho explicar aos portugueses como poderá viver um cidadão auferindo 16,66 euros por dia? A solução para a crise que atravessamos, no entender do Primeiro Ministro é simples, acabar com os idosos e com os pobres, deixando-os morrer à fome.  

segunda-feira, 4 de março de 2013

QUE SE LIXE A TROIKA



À força de decretos de austeridade o empobrecimento dos portugueses é cada vez maior. Enquanto que a incapacidade de produzir riqueza e bem estar social são cada vez mais notórias, vêm-nos agora dizer que não há dinheiro para sustentar o Estado Social. O que o Governo quer sacrificar e destruir, em nome das cedências à troika, aos credores e aos mercados financeiros, é a mais profunda das  transformações  da sociedade portuguesa das últimas décadas. Somos nós, os portugueses, que temos o direito de escolher o Estado e o tipo de sociedade que desejamos para nós e que queremos deixar aos nosso filhos. Eu ajudei a ultrapassar o milhão de indignados que se manifestaram no dia dois.

domingo, 3 de março de 2013

MEMÓRIA 1980 - AMEAÇA RUIR A ESCOLA SECUNDÁRIA

Em seguimento de uma reunião efectuada entre o Conselho Directivo da Escola Secundária de Mação e grande número de pais de alunos, a que assistiram  o presidente do município local e alguns presidentes de juntas de freguesia, foi decidido, por unanimidade, conceder ao MEC o prazo de oito dias para adjudicação das obras finais dos novos edifícios da Escola Secundária desta vila. Esgotado esse prazo, e dadas as precárias condições de segurança que as actuais instalações oferecem, as aulas serão suspensas até que os serviços competentes do MEC dêem andamento à conclusão da nova Escola Secundária.
Um antigo colégio particular, adquirido pelo Estado já após o 25 de Abril, serve actualmente como Escola Preparatória e Secundária, apesar de ter uma capacidade bastante inferior à população escolar que a utiliza. Em muitas classes têm que sentar-se dois alunos em  carteiras individuais. O ensino ressente-se das deficientes condições em que é ministrado. Não existem salas de convívio, nem sequer a biblioteca pode funcionar.
Mas o problema mais grave que se coloca ao Conselho Directivo é o estado de degradação em que o edifício se encontra: tectos ameaçam ruir, chove dentro das salas de aula, as paredes apresentam fendas pronunciadas, enfim, todo um cortejo de ruína que põe em causa a segurança das pessoas que diariamente utilizam aquela escola.
Entretanto, a poucos metros, um imponente conjunto de edifícios está quase pronto a ser utilizado, uma vez que, segundo o próprio ministério, a conclusão das obras, que se prende com a instalação eléctrica, não ultrapassaria os trinta dias.
O Conselho Directivo, a despeito de esforços empreendidos desde há longos meses, não consegue demover a pesada máquina burocrática do MEC, motivo por que apelou aos encarregados de educação dos alunos para, em conjunto, se encontrar a solução do problema.

In Portugal Hoje - 3/Março/1980


sábado, 2 de março de 2013

MEMÓRIA 1968 - CARNAVAL

Se não fôra alguns mascarados - poucos - e um rancho de uma aldeia vizinha que nos veio mostrar as suas danças e cantares carnavalescos, não nos lembraríamos que o Carnaval estava de visita.
É lugar comum dizer-se que que o reinado do  Momo terminou há muito, mas, mesmo assim, por todo o lado organizam-se festas para que, nestes poucos dias de folia, a tristeza do ano inteiro se esconda por breves momentos.
Mas por aqui nem um baile se organizou, ou porque todos andam alegres ou porque já estão tão tristes que nada os pode alegrar...

In Diário do Ribatejo - 2/Março/1968

sexta-feira, 1 de março de 2013

O POVO É QUEM MAIS ORDENA



17,6% é a taxa de desemprego em Janeiro, segundo o Eurostat, e os desempregados a atingirem os 960.000. Só estes números são suficientes para justificar a jornada de protesto que se realizará amanhã, organizada pelo movimento de indignados Que se Lixe a Troika, em mais de 40 cidades do país e em algumas cidades da Europa. Haverá três marés de indignação: saúde, educação e reformados. Espera-se que um elevado número de cidadãos se associem a esta jornada mostrando ao Governo a sua indignação perante as políticas que têm sido seguidas.

MEMÓRIA 1970 - CONSTRUÇÃO DE PISCINAS MUNICIPAIS

Segundo foi anunciado está aberto concurso para a construção de piscinas nesta vila. O concurso tem como base de licitação a importância de 721.505$00.
Trata-se de uma obra de inegável valor para esta vila, que, como todas as localidades que se situam longe do mar, sofre imensamente as ardências do calor no verão, que, aqui, é particularmente forte.
Nem toda a gente é  desta opinião, pois contestam que, em vez de piscinas se deviam acabar com as fontes de chafurdo por esse concelho, ou construir um mercado municipal, ou, como referem os apaixonados do futebol, devia arranjar-se um campo de jogos em condições, com balneários, vedações, etc., agora que Mação já tem um grupo de futebol, se bem que militando nos campeonatos de organização da F.N.A.T..
Não esqueçamos, porém que com a construção das piscinas, se coloca esta vila à cabeça das terras mais progressivas do País, dentro da sua importância.

In Diário de Coimbra - 1/Março/1970