quinta-feira, 31 de outubro de 2013

JÁ NÃO ERA SEM TEMPO

A agenda de eventos ANIMAÇÃO relativa aos meses de Novembro e Dezembro de 2013 já  chegou às mãos do público, a tempo e horas, digo eu. Não é uma lança em África, evidentemente, é só trabalhar como "manda a sapatilha". Dela destaco o anúncio do FESTIVAL DO AZEITE NOVO, MIGAS E ALMEIRÃO, com início em 15 de Novembro próximo.

MEMÓRIA 1967 - FEIRA DOS SANTOS

Estão a chegar os primeiros feirantes para a Feira dos Santos. Principiam a montar-se as primeiras barracas, os primeiros carroceis. A pequenada extasia-se perante as cores berrantes dos automóveis eléctricos, dos aviões e das próprias barracas. Os adultos, esses já lhes não descobrem interesse, para eles as feiras há muito o perderam.
Efectivamente e Feira do dia 1 de Novembro, a mais importante do concelho, vem registando de ano para ano, cada vez menos gente e, por consequência, cada vez menos vendedores. Mas este morrer lento da feira tradicional não se verifica apenas aqui, é em todos ou quase todos os lados.
O homem, mesmo o do mais recôndito lugarejo, não precisa de esperar por uma feira para comprar aquilo que necessita: o automóvel vai a todas as partes, os vendedores descobrem os compradores nem que seja no cabo do mundo, e por isso cada vez menos se guarda o dinheiro para se gastar numa feira. É o progresso, é a necessidade constante de comerciar que não se compadece do passado e das tradições.

In Diário de Coimbra - 31.Outubro.1967

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CRISTAS INICIA REFORMA DO ESTADO


Quatro gatos e dois cães, máximo por apartamento. Finalmente o Governo, através do gabinete da ministra
Cristas, dá o pontapé de saída na reforma do estado.

O PORTAL DA CMM


Uma excelente imagem de como funciona o Município de Mação é nos dada pelo seu portal. Quem tentar aceder às actas, quer da Câmara, quer da Assembleia Municipal, apenas consegue ler actas de 2012. Ao abrir a informação relativa ao executivo camarário topa com a fotografia que não é a do respectivo vereador. Seria bem melhor a CMM indicar "portal em construção" e nada apresentar.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

BLATTER ELOGIA MESSI E GOZA COM RONALDO*


Com toda a razão Ronaldo mostra-se indignado.


*  Título de "A Bola" online.

MEMÓRIA 1968 - CINEMA

Em organização do C.A.T da Fábrica Mirrado, e dedicado aos seus sócios e familiares, têm início amanhã sessões normais de cinema.
Para o próximo dia 1 de Novembro e por ocasião da conhecida Feira dos Santos, já estão programadas algumas sessões de cinema, dedicadas a toda a população do concelho.
Reina grande entusiasmo entre todos os habitantes desta vila, especialmente na camada mais jovem, pelo reinício das sessões de cinema.

In Diário de Coimbra - 29.Outubro.1968

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O PS/MAÇÃO NUMA ENCRUZILHADA

Nestes últimos anos pouco se tem sabido da vida interna do PS/Mação. O ainda líder concelhio, e a sua entourage, não se dispôs a abrir o partido aos militantes. Não existe sede. Não se aproveitou este novo mundo virtual para se comunicar com os militantes, criando um sítio na web. Não se utilizaram os métodos arcaicos para transmitir àqueles que não podem recorrer  à net o que se ia passando no partido. Em poucas palavras o partido existe no concelho para meia dúzia de privilegiados. Alguém sabe quem saiu, quem entrou, numa palavra quantos são agora? Como foram constituídas as listas socialistas para as eleições de 29/S? Os militantes não as deveriam  conhecer previamente? Determinados nomes não deveriam  ser discutidos numa reunião alargada de militantes? Ou os militantes só servem para pagar quotas e votar nas eleições concelhias e nacionais? Quem se recorda de, nos últimos anos, ter recebido qualquer comunicação vinda do PS/Mação? É uma constatação, ao actual líder concelhio, face à estrondosa  derrota  nas eleições de 29/S, não lhe restava outra alternativa senão abandonar "brevemente", como anunciou, a direcção local dos socialistas. Quem se assumirá como sucessor? A ver vamos, como diz o cego. Para já, o que se conhece, é que estão marcadas eleições das secções e comissões políticas concelhias, a nível nacional, para os próximos dias 6 e 7 de Dezembro.   

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

MEMÓRIA 1976 - AULAS NO CICLO

Ainda não principiaram as aulas no Ciclo Preparatório e Curso Secundário. Grande quantidade de alunos compareceu na passada segunda-feira nas instalações do antigo Colégio D. Pedro V, agora pertença do Estado, mas limitou-se a tomar nota dos horários.
O problema é semelhante à maioria dos estabelecimentos de ensino, falta de professores.
Talvez hoje, as aulas tenham o seu começo efectivo, com os professores já nomeados.

In Diário de Coimbra - 25/Outubro/1976

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

NA APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE JOSÉ SÓCRATES


Decorreu ontem ao fim da tarde no Museu da Electricidade, em Lisboa, o lançamento do livro de José Sócrates "A Confiança no Mundo - Sobre a Tortura em Democracia". Presente, entre muitas figuras gradas do  PS e não só, encontrava-se Mário Soares. A apresentação da obra do antigo primeiro ministro esteve a cargo de Lula da Silva. Sobre os protestos do Verão no Brasil, Lula afirmou "o facto do povo estar na rua desafia-nos para o debate, o povo queria discutir mais educação, mais saúde, os partidos devem ter a coragem de fazer o debate" e continuou "quando a direita tem medo de perder o poder começa a dizer mal da política". E não se coibiu de afirmar "as crises são dádivas de Deus para que a gente faça reflexão". E José Sócrates entendendo as palavras de Lula aproveitou para farpar "O Brasil quer mais Educação, mais Saúde, quer mais Estado." A plateia, pensando em Portugal, sublinhou com fortes aplausos.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

FANGA DE ALVES REDOL


Acabei de ler "Fanga", romance de Alves Redol, cuja trama ocorre na zona da Golegã. Redol é o percursor do neo-realismo na literatura portuguesa e um dos seus principais nomes. O romancista preocupado com as condições de vida dos trabalhadores rurais ribatejanos, em tempos do Estado Novo, numa escrita brilhante, descreve as condições miseráveis em que viviam aqueles homens e mulheres e a sua prole, analfabetos, sem trabalho, esfomeados, obrigados mesmo a roubar para se alimentarem miseravelmente. Conduz-nos Redol à Feira de São Martinho na Golegã, narrando-a de um modo tão real que nos convencemos estar a assistir a uma feira desses tempos.Pena é que Alves Redol tenha sido votado a um esquecimento incompreensível.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

MÁRIO SOARES VERSUS ANÍBAL CAVACO SILVA


Foram demasiado violentas as declarações de Mário Soares quando se referiu, muito recentemente, às ligações de Cavaco Silva com o BPN. Foram, sem dúvida. Mas a verdade é que Cavaco Silva, comprou as acções da Sociedade Lusa de Negócios, detentora do BPN, a 1 euro e, mais tarde, conseguiu vendê-las a 2,4 euros, conseguindo nesta transacção um lucro nada desprezível de 147.500 euros. Sabendo-se que as acções não estavam quotadas em bolsa, só por um especial favor de Oliveira e Costa, foi possível ao Presidente da República obter um lucro tão elevado. E mais, a sua filha, em operação precisamente igual, obteve mais-valias no valor de 209.400 euros. Cavaco nunca explicou, claramente, os contornos desta operação e o país, tratando-se da mais importante figura da vida nacional, merecia um esclarecimento cabal. 

domingo, 20 de outubro de 2013

MEMÓRIA 1972 - COMEÇOU A CAÇA

Apesar do tempo não ter estado de feição, caiu chuva em abundância no passado domingo, os caçadores - mais de meio milhar neste concelho - regressaram satisfeitos, pois, pelo menos, coelhos foram abatidos em quantidade.

In Diário do Ribatejo - 20/Outubro/1972

sábado, 19 de outubro de 2013

MEMÓRIA 1982 - ENSINO PREPARATÓRIO E SECUNDÁRIO COM AULAS EM NOVEMBRO

A despeito do Ministério da Educação ter determinado que as actividades escolares deveriam ter começo em 6 do corrente, as aulas na Escola Preparatória e Secundária de Mação ainda não tiveram início.
Prevê-se a possibilidade do ano escolar principiar em 2 de Novembro próximo.
Aliás o ensino secundário vai este ano funcionar em condições precárias, uma vez que as instalações da Escola Secundária, que há muito ameaçavam ruína, estão em fase de reconstrução, obra que provavelmente se prolongará por todo o ano lectivo.
Para obviar a este problema grave para algumas centenas de estudantes, foram adaptadas a salas de aula, alguns salões, junto às piscinas municipais, por colaboração da Câmara Municipal.
Entretanto, sabe-se que não há professores em número suficiente para preencher os quadros escolares, o que provavelmente obrigará ao recrutamento de professores sem habilitações próprias, com consequências na qualidade do ensino.

In Diário de Coimbra - 19/Outubro/1982

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

MEMÓRIA 1977 - HELICÓPTERO POUSA EM MAÇÃO

Vários têm sido os helicópteros que, nos últimos tempos, têm aterrado no Largo Infante D. Henrique, nas proximidades do Hospital Sub-regional, com o fim de conduzirem a um dos hospitais centrais doentes ou sinistrados em estado grave.
Há poucos dias, perante o espanto de dezenas de pessoas, um outro helicóptero aterrou naquele largo, transformado em heliporto uma vez mais, para conduzir ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, um doente em estado grave sofrendo de perturbações circulatórias.
Excelente apoio aos serviços de saúde prestados pela Força Aérea, que é digno de todos os louvores

In Diário de Coimbra - 18/Outubro/1977

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

MEMÓRIA 1973 - O PÃO QUE AQUI SE COME

É de fraca qualidade, quer no aspecto da massa, quer no aspecto de fabrico, o pão que se vende nesta vila.
Por experiência própria, sabemos que em pouquíssimas terras se pode apreciar um pão de qualidade razoável, mas aqui são raros os dias em que o pão que aparece nas nossas mesas é digno de usar esse nome.
Será porque para as terras menos importantes serão enviadas as farinhas de pior qualidade?

In Diário do Ribatejo - 17/Outubro/1973

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

SABOR A POUCO


Notável a vitória do PS na União de Freguesias de Aboboreira,  Mação e Penhascoso, vitória apertada mas importante. Muito eleitores não aceitaram a mudança de camisola dos independentes que, face ao descrédito em que se colocaram, melhor teria sido concorrerem numa lista sob a sigla do PSD. Com a praia à vista, os socialistas foram derrotados em Envendos, por quatro votos. E em Amêndoa, após um empate, o PS obteve uma a vitoria difícil como o resultado mostra, mas gostosa, pela diferença de dois votos. Se a memória não falha é a primeiraa vez que o PS ali ganha. Quanto às restantes freguesias, excluindo Ortiga, foi normal a vitória dos sociais-democratas. Em Cardigos, nenhuma surpresa, é um feudo do PSD.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

VIRA O DISCO E TOCA O MESMO


Não houve surpresas na eleição para a Assembleia Municipal. O candidato do PSD, cuja ausência do concelho durante o último mandato, embora não abdicando do vencimento, foi muito criticada pelos eleitores, não sentiu esse protesto nas urnas. Apesar dos reparos, por via da mudança de camisola, José Maia Marques acabou por receber mais votos do que Nuno Neto, 208 de diferença, o que não deixa de ser  surpreendente. A CDU obteve os votos a que está habituada e a que estamos habituados.

MEMÓRIA 1976 - FALTA DE ÁGUA

A despeito da chuva já ter caído com relativa abundância, continua a distribuição de água condicionada a uma hora por dia, das 7h. 30 m. às 8 h. 30 m., na zona norte da vila e das 8 h. 30 m. às  9 h. 30 m. na zona sul de Mação, conforme aviso agora distribuído pelos competentes serviços da Câmara Municipal.

In Diário de Coimbra - 15/Outubro/1976

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

EM MAÇÃO O GRANDE PERDEDOR


Foi o Partido Socialista. Uma vez mais os socialistas ficaram muito longe do PSD, 2642 para 1788 votos, embora tenham conseguido eleger dois vereadores, o habitual dos anteriores actos eleitorais. Como sempre a freguesia de Cardigos desequilibrou os resultados. Nuno Neto apostou forte, durante quatro anos trabalhou muito para isso, mas foi incapaz de derrotar os sociais-democratas. Não chega apresentar um currículo de trabalho, em contraponto ao candidato rival, que se tem servido da política para ganhar a vida. Esses valores aqui não são considerados. Aguarda-se, com alguma expectativa, a tomada de posição, perante os péssimos resultados obtidos, da comissão política concelhia do PS. A CDU alcançou uma votação superior à das autárquicas de 2009, mas que não chegou a atingir 7% do vencedor.  Quanto ao CDS/PP, concorrendo apenas à Câmara, obteve uma votação reduzida, nada de surpreender para  quem passou despercebido durante a campanha eleitoral. 

domingo, 13 de outubro de 2013

PS VENCE REPETIÇÃO DE ELEIÇÕES NA FREGUESIA DE AMÊNDOA

Por dois votos apenas o Partido Socialista venceu a repetição, hoje efectuada, das eleições  na freguesia da Amêndoa. Recorde-se que no acto eleitoral disputado em 29/S a contagem  havia dado um empate a 175 votos. Nas eleições de 2009 o PSD tinha conquistado a Junta de Freguesia pela substancial diferença de 109 votos.

sábado, 12 de outubro de 2013

MEMÓRIA 1974 - COMEMORAÇÕES DO 5 DE OUTUBRO

Ocorreu em 5 do corrente mês (sábado), mais um aniversário da proclamação da República.
Pela importância do acontecimento, que constituiu uma viragem decisiva na evolução histórica do nosso País e para que no corrente ano, a tal evento fosse dado o relevo devido, a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Mação promoveu algumas cerimónias que decorreram durante todo o dia, a que se associou uma grande parte da população.

In Diário do Ribatejo - 12/Outubro/1974 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

GANHADORES E PERDEDORES


O grande vencedor das eleições autárquicas, a nível nacional,  foi o PS. Previa-se este desfecho, mas certezas nunca existem, e eleições são sempre de resultados imprevisíveis. O grande perdedor foi o PSD, mesmo em coligações, 31,52% de votantes e 106 câmaras. O PS com  mais votos - 36,71% - mais câmaras conquistadas - 150 - não interessa argumentar com votos perdidos, foi o incontestado vencedor.  Invocar como vencedores do dia 29/S o PCP/PEV, porque conquistou algumas câmaras ao PS, quando conseguiu apenas 11,06% dos votos expressos ou o CDS/PP com 3,29% dos votos e ganhar  5 câmaras é pura fantasia de jornalistas e comentadores políticos. 

MEMÓRIA 1972 - NOVA MESA ADMINISTRATIVA DA MISERICÓRDIA LOCAL

Por renúncia do Provedor, motivada por doença, procedeu-se à eleição dos novos administradores da Misericórdia local, tendo a escolha recaído nos seguintes irmãos: Dr. Emanuel Catarino, provedor; prof. Joaquim Baço, secretário e Francisco Sequeira, tesoureiro.

In Diáio de Coimbra - 11/Outubro/1972

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ABSTENÇÃO


Agora que a poeira já assentou é o momento  conveniente para a análise dos resultados das últimas eleições autárquicas. Quase metade dos eleitores inscritos não foi às urnas. Precisamente 47,4% é o valor atingido pela abstenção. É demasiado. Tudo se pode invocar, mas a verdade é que uma grande parte dos portugueses  já não acreditam nos políticos, e como tal, não estão interessados em votar. Votar para quê e em quem? A nível local, o que mais directamente nos interessa, não nos podemos queixar, a percentagem de votantes atingiu 72,73, o que equivale a 5009 eleitores, números inferiores às eleições de 2009, 76,76% de votantes o que representa 5742 eleitores. Sabemos que muitos jovens partiram do concelho e, mesmo, do país, em busca de um futuro melhor, mas mesmo assim, muitos de nós não se deram ao trabalho de  se deslocar as assembleias de voto para exercer o seu direito de cidadania, certamente porque entendem que não vale a pena votar. Até agora os partidos não se têm preocupado com os elevados níveis de abstenção, sabem que, com mais ou menos votos, os seus apaniguados serão sempre eleitos. Mas a continuarmos nesta senda poderemos afirmar no futuro que vivemos numa democracia plena?

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

terça-feira, 8 de outubro de 2013

MEMÓRIA 1968 - JANTARES DE DESPEDIDA

Promovido por um grupo de amigos, realizou-se um jantar de homenagem e despedida, num hotel de Abrantes, ao sr. Manuel João Sequeira Estrela, secretário de finanças desta vila, por motivo da sua recente promoção à classe imediatamente superior e transferência para a vila do Alentejo, Moura, que reuniu cerca de meia centena de pessoas de todas as categorias sociais.
Aos brindes, diversos oradores enalteceram as qualidades do homenageado que, no final, visivelmente comovido agradeceu.
Também a administração de uma empresa local ofereceu, na vizinha Vila de Rei, num restaurante regional, um jantar de despedida ao seu colaborador, Joaquim Leitão Cravino, por motivo da sua retirada desta vila, a que se associaram todos os empregados superiores da referida firma.
No final do jantar, falaram os administradores da empresa promotora da homenagem e colegas do homenageado, que foi brindado com diversas lembranças. O jantar terminou com o sr. Joaquim Cravino a agradecer.

In Diário de Coimbra - 8/Outubro/1968

sábado, 5 de outubro de 2013

MEMÓRIA 1971 - CORTEJO DE OFERENDAS EM FAVOR DA MISERICÓRDIA RENDEU 270 CONTOS

Conforme noticiámos realizou-se o anunciado cotejo de oferendas a favor do Hospital da Santa Casa da Misericórdia desta vila.
Pode considerar-se um êxito esta jornada de beneficência, não só pela grande quantidade de carros e pessoas que se incorporaram no cortejo, como também pelo avultado montante de donativos angariados que se cifraram em cerca de duzentos e setenta contos.

In Diário de Coimbra - 5/Outubro/1971

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SURPRESAS DE LISBOA


No terminal de Sete Rios, em Lisboa,  patos e pombos, na mesma tarefa, a procura de alimentos, coisa rara esta mistura. É uma manhã calma de domingo, cinzenta e chuvosa. Dois viajantes surpreendidos com a presença dos patos, aguardam  calmamente o  autocarro que os levará aos seus destinos.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

MEMÓRIA 1972 - A ESCOLA DE NATAÇÃO EM ABRANTES

Alguns miúdos e miúdas das escolas de natação desta vila orientados pelo prof. Octávio de Aguiar, foram à piscina de Abrantes, competir com os alunos das suas escolas, em retribuição da visita feita pelos abrantinos no princípio deste mês.
Como os resultados das provas não tinham interesse nesta competição, essencialmente de amizade, não os indicaremos aqui.
Cabe a propósito referir que frequentam o cursos de natação ministrado nas piscinas municipais de Mação mais de uma centena de crianças de ambos os sexos, sendo absolutamente gratuita a sua frequência, mercê de um subsídio concedido pela Secretaria de Estado da Juventude e Desportos

In Diário do Ribatejo - 3/Outubro/1972

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

MEMÓRIA 1973 - A MISERICÓRDIA JÁ TEM MESA ADMINISTRATIVA

Escolhido o provedor em assembleia efectuada em Julho último, só agora foi possível ao sr. António Dias, reunir os restantes membros que o hão-de ajudar a dirigir a Santa Casa da Misericórdia de Mação durante o próximo triénio.
São os seguintes irmãos, que esperam agora o sancionamento das competentes autoridades, para darem início às suas actividades:
ASSEMBLEIA GERAL - Presidente: Manuel Simões Saldanha; secretários: Manuel Dias Gigante e Manuel F. Matos.
MESA ADMINISTRATIVA - Provedor: António Dias; secretário: Carlos Ezequiel Tibúrcio; vogais: António da Silva Catarino, Manuel António Leitão Pereira e Manuel Vitorino Júnior.

In Diário de Coimbra - 2/Outubro/1973

terça-feira, 1 de outubro de 2013

MEMÓRIA 1972 - O CENTRO DE SAÚDE DE MAÇÃO É INAUGURADO AMANHÃ

É já amanhã, segunda-feira, que se efectua a inauguração do Centro de Saúde deste concelho.
O Centro de Saúde está instalado em dependências cedidas pelo Hospital da Misericórdia desta vila, que, para o efeito sofreram amplas obras de remodelação.
A direcção do Centro pertence ao dr. Abílio Monteiro Rosa, actual delegado de Saúde, e conta no seu corpo clínico com os drs. Gabriel da Silva e José Matos Pereira.

In Diário de Coimbra  1/Outubro/1972