terça-feira, 31 de dezembro de 2013

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1970 - O CONCELHO ESTÁ INTEIRAMENTE COBERTO POR CASAS DO POVO

Com a inauguração em princípios do próximo ano da Casa do Povo de Mação, Aboboreira, Ortiga e Penhascoso, com sede nesta vila, ficam todas as freguesias do concelho a ter a sua Casa do Povo, pois que já há algum tempo existem as de Amêndoa, Carvoeiro e Envendos e Cardigos.
Deste modo torna-se mais fácil a cobertura pela Previdência de todos os rurais, objectivo primeiro daquelas instituições, na sua nova fase.

In Diário de Coimbra - 30.Dezembro.1970

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1976 - RESULTADOS DAS ELEIÇÕES PARA AS AUTARQUIAS LOCAIS

CÂMARA MUNICIPAL

1º. - PSD     com 3308 votos
2º. - PS        com 2042 votos
3º. - FEPU   com  260 votos
Foi eleito presidente Diamantino Pereira Leitão, sendo ainda eleitos 3 vereadores do PSD e 3 do PS.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

1º. - PSD     com 3250 votos
2º. - PS        com 2294 votos
3º. - FEPU   com   234 votos
4º. - GDUP  com   132 votos
Foram eleitos 6 candidatos do PSD e 4 do PS.

ASSEMBLEIAS DE FREGUESIA

ABOBOREIRA

1º. - PSD     com 304 votos
2º. - PS        com 147 votos

AMÊNDOA

PSD com 502 votos.

CARDIGOS

1º. - CDS com 551 votos
2º. - PSD com 545 votos

CARVOEIRO

1º. - PSD com 389 votos
2º. - Independentes com 147 votos

ENVENDOS

Independentes com 801 votos

MAÇÃO

1º. - PS   com 620 votos
2º. - PSD com 477 votos

ORTIGA

1º. - Independentes com 232 votos
2º. - FEPU com 173 votos

PENHASCOSO

1º. - PS   com 524 votos
2º. - PSD com 213 votos

In Diário do Ribatejo - 26/Dezembro/1976





   

 com 

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL




A crise, com a entrada em vigor do OE/2014, agudiza-se, segundo a opinião de abalizados analistas, todos vão ter menos dinheiro, muitos ficarão sem emprego. E é já para a semana. Como tristezas não pagam dívidas, gastem numa boa ceia de Natal..

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1977 -INTERRUPÇÕES NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉCTRICA

Quase diariamente há pequenas interrupções no fornecimento da electricidade, cujas causas ainda não foram comunicadas aos consumidores.
Agora que a exploração da energia eléctrica passou para a Federação dos Municípios do Ribatejo estas deficiências representam uma bela imagem dos serviços que a F.M.R. vai oferecer aos utentes.

In Diário do Ribatejo - 23/Dezembro/1977

domingo, 22 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1973 - RECOMEÇA O PLANO DE URBANIZAÇÃO

Os proprietários e locatários de alguns prédios e estabelecimento sitos na Rua Padre António Pereira de Figueiredo, acabam de ser notificados pela Câmara Municipal desta vila para informarem aquela autarquia do valor que atribuem aos seus imóveis e estabelecimentos, afim dos mesmos serem adquiridos para demolição.
A razão deste pedido filia-se no facto dos prédios em causa, que se situam defronte dos Paços do concelho, na zona central da vila, estarem abrangidos por um plano de urbanização, com mais de vinte anos, que prevê a abertura de uma alameda que, partindo precisamente daquele local, vai ligar com a Estrada Nacional 3, junto à ponte do Ribeiro.
Num dos edifícios agora em risco de demolição, tinham começado há algumas semanas as obras para a instalação da agência local do Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa, conforme o «Diário do Ribatejo» informou oportunamente, e cuja implantação naquele lugar tanta tinta fez correr neste vila, estando presentemente suspensas aquelas obras.

In Diário do Ribatejo - 22.Dezembro.1973

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1980 - FILARMÓNICA UNIÃO MAÇAENSE

Quando há cerca de um ano foram empossados os novos corpos directivos da Filarmónica União Maçaense, a sua tarefa principal incidiu em revitalizar a banda musical, que  há já alguns anos estava inactiva por falta de executantes.
Com esse fim, e após a contratação de um novo maestro, fundou-se uma escola de música, que logo foi frequentada por muitos jovens.
No último domingo, a Filarmónica fez a sua apresentação integrada já dos elementos criados na sua escola de música. saindo para a rua a alegrar as pessoas com os seus acordes.

In Diário de Coimbra - 20.Dezembro.1980

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1974 - SESSÃO DE ESCLARECIMENTO DO MDP/CDE


Na sede do CAT do Pessoal da Fábrica Mirrado, antigo Cine-Teatro local, teve lugar no passado domingo uma sessão de esclarecimento promovida pelo MDP/CDE, a que assistiu bastante público.

In Diário do Ribatejo - 19.Dezembro.1974

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1974 - INTERESSE PELO RECENSEAMENTO

O povo está a acorrer em número razoável aos diversos postos de recenseamento espalhados por todo o concelho e que estão a funcionar no horário das 19 às 23 horas.

In Diário de Coimbra - 18.Dezembro.1974

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1970 - PLANO DE ACTIVIDADES PARA 1971

O Conselho Municipal de Mação aprovou o Plano de Actividades para o próximo ano que prevê importantes melhoramentos públicos.
No preâmbulo do referido plano pode ler-se, entre outras coisas, o seguinte:
«Têm as Câmaras Municipais e a nossa não faz excepção, grandes responsabilidades  procurando resolver os problemas mais prementes dos habitantes dos seus concelhos. Assim tem sido a orientação dada aos Planos  de Actividade e creio que durante mais algum tempo, continuará  sê-lo.»
«Mas, perante a conjuntura que se nos apresenta, sobretudo consequência dos movimentos emigratórios e migratórios, estamos certos que uma orientação diferente se impõe, concretizando obras orientadas para receber um futuro, que se nos afigura não estar muito afastado».

In Diário do Ribatejo - 17.Dezembro.1970 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

TANTA AZEITONA PARA COLHER TÃO POUCOS BRAÇOS PARA O FAZER

Óleo sobre tela de autoria do Prof. Carlos Aleixo
Este é um ano de grande abundância de azeitona. Normalmente é um ano sim um ano não. Este é o ano sim. O tempo de certo modo tem ajudado, dias de muito sol, muito frio também e grandes geadas. Mas não tem havido chuva. Mas com menor ou maior dificuldade, a apanha do fruto vai-se fazendo e os vários lagares do concelho, e ainda são bastantes, estão abarrotados de azeitona para moer e transformar no saboroso azeite do nosso concelho. Escasseia o pessoal para a apanha, o SFD e o RSI é o bastante para subsistir a muita dessa gente válida que por aí vive a expensas do Estado. Trabalhar é duro, é muito mais agradável passar os dias pelos cafés, do que, ao som do búzio, juntar-se em rancho para a apanha da azeitona. 

sábado, 14 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1978 - PSD VENCEU ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE PENHASCOSO

Conforme noticiámos, realizaram-se eleições na freguesia de Penhascoso, por desistência dos representantes do Partido Socialista, que era maioritário em Penhascoso.
Concorreram apenas duas listas em representação da APU e PSD.
Como já vem sendo habitual, verificou-se um elevado número de abstenções, que atingiu os 57 por cento.
A votação final deu os seguintes resultados: 381 votos para o PSD e 118 votos para a APU, cabendo 6 mandatos ao PSD e 3 mandatos à APU.

In Diário de Coimbra - 14.Dezembro.1978

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

FECHOU A SUNFLOWER


Encerrou portas recentemente a florista situada frente à Câmara Municipal. Não resistiu muito tempo à crise que, em geral, assola o comércio da nossa terra. População reduzida, baixo poder de compra, grandes superfícies comerciais próximas, um conjunto de factores para que, actualmente,  exista pouco comércio  em Mação. Não restou outra saída à proprietária, perante a falta de clientes, que não fosse encerrar portas e emigrar para a Europa. Mação não é futuro para ninguém, somente  para os políticos profissionais. Agora quem quiser flores não tem outro remédio senão ir comprá-las à  cidade florida - Abrantes.

MEMÓRIA 1977 - ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Na passada semana reuniu-se a Assembleia Municipal, cuja ordem de trabalhos consistia na apresentação do plano de obras para 1978 e orçamento para o mesmo ano.
Numa das próximas edições daremos desenvolvida notícia desta reunião, podendo no entanto adiantar que ambos os documentos foram aprovados.

In Diário de Coimbra - 13.Dezembro.1977

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1974 - EXTINÇÃO DA COMISSÃO DEMOCRÁTICA DE MAÇÃO E POSSÍVEL INTEGRAÇÃO NO M.D.P./C.D.E.

É o seguinte o comunicado distribuído pela Comissão Democrática de Mação durante a tomada de posse das Comissões Administrativas das Juntas de Freguesia do Concelho:
«No Concelho de Mação, tal como aconteceu em tantas outras regiões do País, realizaram-se tarefas de apoio às directrizes  do Movimento das Forças Armadas, numa primeira fase centradas na consolidação das liberdades essenciais.
Neste contexto, e por intervenção da Comissão Democrática de Mação - CDM - foi escolhida democraticamente pelas populações a Comissão Administratvia da Câmara Municipal de Mação, em exercício desde Julho, e saneadas todas as Juntas de Freguesia do Concelho, substituídas hoje pelas respectivas Comissões Administrativas que tomaram posse nos Paços do Concelho envolvidas por merecida simpatia e confiança na árdua missão que irão desempenhar.
Cumpre entretanto salientar que a acção da CDM incidiu acentuadamente no esclarecimento político de vastas  massas de população deste Concelho, tão desprezado pela administração fascista. Este ciclo de acção saldou-se com a realização de mais de vinte sessões de esclarecimento e saneamento, em esforço de abnegação dos elementos mais activos da CDM, os quais, congregados sob a designação de «Núcleo Verdade», promoveram larga difusão de propaganda de partidos políticos, publicando ainda o boletim de formação e informação política «Abril Vencerá» acolhido com vivo interesse pelas populações.
No decurso da campanha efectuada foi a CDM sempre, contínua e desveladamente, apoiada pelo Movimento Democrático Português - CDE - a quem dirige fraternais saudações pela solidariedade de acção na luta anti-fascista. No momento em que mais amplos horizontes se abrem ao Movimento Democrático Português -CDE - pela sua transformação em Partido Político, também à Comissão Democrática de Mação se apresenta a perspectiva de alinhamento na via de participação no acto eleitoral que culminará na formação da Assembleia Constituinte.
A Comissão Política da CDM estuda entretanto, impulsionada pelas aspirações de numeroso sector de aderentes, a possível integração no Movimento Democrático Português  CDE - atenta sobretudo a exigências de mobilização geral das populações do Concelho de Mação no rumo à construção de um Pais Socialista, onde o Poder e a Riqueza sejam conquistados e repartidos pela sua verdadeira origem - O POVO».

In Diário do Ribatejo - 12.Dezembro.1974



quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1975 - ASSISTÊNCIA MÉDICA

As populações das freguesias de Carvoeiro e Ortiga queixam-se do modo como se está a processar a assistência médica prestada pelos médicos que foram destacados para a província, em complemento dos seus internatos.
São feitas várias perguntas pertinentes, tais como, porque não residem os médicos em Mação; porque não cumprem os itinerários e horários feitos; porque vão a determinados lugares e não vão a outros? Aqui deixamos as perguntas para responder quem souber ou quiser.

In Diário de Coimbra - 11.Dezembro.1975

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

FESTIVAL DO AZEITE NOVO, MIGAS E ALMEIRÃO


Só agora tive oportunidade de provar  um dos  dos muitos pratos que o "I Festival do Azeite Novo, Migas e Almeirão", a decorrer desde 15 de Novembro até  31 deste mês, coloca à nossa disposição. É o último dos festivais gastronómicos que a autarquia promoveu em 2013. Não parece ter  grande sucesso, na palavra de responsáveis de restauração. Associei-me ao festival, tal como procedi com os anteriores, provando migas de ovas com peixe  do Tejo frito acompanhadas de uma salada de almeirão. Achei um prato banal, ao nosso dispor em muitas terras vizinhas do rio Tejo, não  me parecendo que o almeirão lhe acrescente alguma mais-valia. Não  ficou o desejo de  repetir.  

ÚLTIMA HOMENAGEM A NELSON MANDELA


domingo, 8 de dezembro de 2013

O CAVACO SILVA


Que vai representar Portugal nas cerimónias oficiais do funeral do antigo chefe de estado da República Sul Africana, Nelson Mandela, a ocorrer no próximo dia 10, é a mesma pessoa que, em 1987, chefe do governo dessa época, votou contra  uma resolução  da ONU que pedia a libertação do ex-líder Madiba. 

sábado, 7 de dezembro de 2013

PS/MAÇÃO COM NOVO LÍDER

Engº. César Estrela
Efectuaram-se ontem e hoje, por todo o país, eleições internas no Partido Socialista. Na sexta-feira decorreu o acto eleitoral em Mação. Apresentou-se a sufrágio apenas uma lista, liderada por César Estrela, vereador nesta autarquia, que foi eleito por um número significativo de militantes, não tantos como seria previsível, e que será, face aos resultados, o presidente da comissão política da concelhia de Mação.

MEMÓRIA 1976 - CANDIDATOS PELO PPD/PSD NO CONCELHO

CÂMARA MUNICIPAL
Efectivos
1 - Diamantino dos Santos Pereira Leitão, juiz de Direito no Ultramar, Mação.
2 - Elvino Vieira da Silva Pereira - gerente comercial, Mação.
3 - Amaro Marques Alexandre - agricultor, Penhascoso.
4 - José Luís Marques Gonçalves - empregado de escritório, Envendos.
5 - Diamantino de Matos - agricultor, Mação.
6 -Maria José Cinta - professora primária, Cardigos.
7 - Manuel Marques Cordeiro - serralheiro, Aboboreira.
Suplentes
1 - José Sobreira Mendes - operário de lanifícios, Mação.
2 - Isidro Lopes Godinho - serralheiro, Mação.
3 - João de Lemos Gil Figueira - técnico de contas, Envendos.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Efectivos
1 - Preciosa da Silva Marques, professora primária, Mação.
2 - Carlos Francisco Ezequiel Tibúrcio, técnico de contas, Mação.
3 - Augusto da Silva Gaspar, funcionário público, Penhascoso.
4 - António Parada Teixeira, industrial, Cardigos.
5 - António da Silva Pires, comerciante, Amêndoa.
6 - João Gonçalves, agricultor, Envendos.
7 - Manuel João Marques Conde, funcionário público, Mação.
8 - José Luís Pequito, agricultor, Carvoeiro.
9 - Rui de Matos Marques, bancário, Mação.
10 - Carlos de Oliveira Diogo, funcionário público, Mação.
Suplentes
1 - Manuel Ferreira de Matos, agricultor, Penhascoso.
2 - Américo Pires Maia, empregado comercial, Mação.
3 - Vítor Manuel Matos Ramos, instrutor de condução, Mação.
4 - Abílio Tavares de Oliveira, proprietário, Envendos.

In  Diário do Ribatejo - 7/Dezembro/1976


sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1974 - NOVO CONSERVADOR DO REGISTO CIVIL

Foi nomeado interinamente para os lugares, entre si anexados, de Conservador dos Registos Civil e Predial de Mação, encontrando-se já no exercício das suas funções, o licenciado Alfredo Laranjeira Rodrigues de Areia.

In Diário do Ribatejo - 6.Dezembro.1974

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1977 - ELEIÇÕES NA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

No próximo dia 10 de Dezembro vai realizar-se uma Assembleia para eleição das Mesas Administrativa e da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Mação.
Da convocatória respigamos o seguinte trecho «os corpos gerentes a eleger serão investidos em tarefa bastante responsável - trata-se de encontrar o caminho mais certo para que a Santa Casa prossiga a sua obra assistencial, aproveitando para esse fim a preciosa ajuda dos bens que são pertença da Misericórdia.». Prevê-se portanto larga concorrência à referida Assembleia, tanto mais que  Comissão Administrativa em actividade aceita listas de candidatos aos corpos directivos.

In Diário de Coimbra - 5.Dezembro.1977

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1973 - SEGUNDA FASE DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Uma brigada do Centro de Saúde local tem estado a proceder à segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo tendo-se já deslocado a algumas das freguesias do concelho.
Cumulativamente, na instalações daquele Centro, tem-se procedido à vacinação das crianças residentes na freguesia de Mação.

In Diário do Ribatejo - 4.Dezembro.1973

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1977 - AINDA NÃO COMEÇARAM AS AULAS NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE MAÇÃO

Como temos vindo a noticiar ainda não principiaram as aulas na Escola Secundária de Mação.
Desnecessário é salientar os inúmeros prejuízos que tamanho atraso no recomeço das aulas trás a todos os alunos.
No momento em que redigimos esta notícia desconhece-se a data do início das aulas.

In Diário de Coimbra - 3.Dezembro.1977

domingo, 1 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1983 - COOPERATIVA ABRE LIVRARIA

Um espaço cultural acaba de surgir. A Cooperativa Mação Democrático iniciou recentemente as suas actividades, pondo à disposição dos maçaenses uma livraria, uma papelaria e uma galeria de arte e artesanato. Decorada sobriamente, localizada num ponto central, a Livraria MD pretende ser, para além do local onde se poderá encontrar o livro, a revista ou o jornal que se deseja, o lugar de convívio para todos aqueles que se interessam pela cultura.
Nos projectos da Cooperativa Mação Democrático encontra-se o lançamento, a curto prazo, da segunda série do mensário «Mação Democrático» e a longo prazo a instalação de uma rádio livre, dependente dos condicionalismos da lei da rádio a aprovar proximamente pela Assembleia da República.

In Diário de Coimbra - 1/Dezembro/1983