segunda-feira, 28 de julho de 2014

MEMÓRIA 1972 - SERVIÇOS FLORESTAIS

O núcleo local dos Serviços Florestais foi recentemente equipado com um pronto socorro para combate a incêndios na floresta.
Será de grande utilidade aquele veículo,  uma vez que este concelho é intensamente povoado de pinheiros e eucaliptos.

In Diário de Coimbra - 28/Julho/1972

domingo, 27 de julho de 2014

MEMÓRIA 1968 - FEIRA DE SANTO ALEIXO

Sob um calor infernal,  realizou-se no passado domingo, a Feira de Santo Aleixo.
Como já vai sendo habitual, os vendedores apresentaram-se em grande quantidade, notando-se, pelo contrário pouca concorrência de público.
Com efeito, todas as  feiras que foram recentemente criadas não se conseguiram impor: o público que é afinal quem faz uma feira,  aparece sempre em pequena quantidade.
Assim, só uma feira continua a ser digna desse nome, porque já de tão antiga está enraizada nas tradições populares, referimo-nos à Feira dos Santos, que se efectua no  primeiro dia de Novembro.
Claro, com o calor que fazia, o negócio foi bom apenas para os vendedores de refrescos que esgotaram, totalmente, as suas provisões.

In Diário de Coimbra - 27/Julho/1968

quinta-feira, 24 de julho de 2014

CASA DAS ASSOCIAÇÕES

Ao lado da Igreja Matriz, onde existia um conjunto de casas  em ruínas, iniciaram-se, há pouco tempo, as obras de construção de um edifício que servirá para albergar algumas associações (ligadas à economia) do concelho de Mação: Gema, Acripinhal, Melbandos e Aflomação. As maquetes que revestem os tapumes a isolar a obra, fazem antever que ali nascerá um edifício funcional, no sistema open space, que muito valorizará aquela zona, em decadência acentuada. Estranha-se que os painéis não mencionem, também, aquelas habituais indicações, custo da obra, fontes de financiamento (autarquia local, Estado, União Europeia), duração da obra, etc.. Por outro lado, supondo-se que aquelas associações não se tratam de empresas municipais, não existe esse entendimento, embora se estranhe a promiscuidade existente, não pode ser motivo de dúvida como é que um valor nada irrelevante pode ser encaminhado em benefício de empresas privadas, cuja importância na economia do concelho, aparentemente, não é relevante.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

MEMÓRIA 1969 - COLÓNIAS DE FÉRIAS

Partiram recentemente para as praias de Santa Cruz e Albufeira, cerca de 25 rapazes e  raparigas, filhos de trabalhadores da indústria de lanifícios que, a expensas da respectiva Caixa de Previdência, vão beneficiar de um período de férias de 20 dias à beira mar.

In Diário de Coimbra - 23/Julho/1969

terça-feira, 22 de julho de 2014

MEMÓRIA 1978 - AS PISCINAS MUNICIPAIS

Com preços mais elevados reabriram no passado dia 8 as Piscinas Municipais, onde um banho para adulto custa agora 17$00, e as crianças, até aos 12 anos pagam 7$50.
Há um certo descontentamento contra o novo tarifário aplicado este ano, uma vez que as condições económicas da generalidade da população não suportam tais preços.

In Diário de Coimbra -22/Julho/1978

segunda-feira, 21 de julho de 2014

CINE-BAR

O bar do Cine-Teatro vai ser sujeito a  concurso público para ser concessionado durante  4 anos, através de propostas a apresentar no município. Local muito do agrado de maçaenses e visitantes, nas noites quentes de verão, será posteriormente sujeito a obras de beneficiação, segundo anuncia o edital do concurso. A Câmara, proprietária do espaço, vai proceder à construção de uma cozinha. O próximo concessionário irá certamente aproveitar essa benfeitoria para colocar ao dispor da sua clientela refeições simples,  rápidas e económicas, à semelhança do que vem sucedendo noutras paragens. Ora quando a restauração local atravessa uma crise de grande intensidade, com o anunciado encerramento de algumas unidades, a entidade responsável do nosso concelho cria condições para se ampliar a concorrência. Por este andar não demorará muito que quando quisermos uma refeição de qualidade seremos forçados a viajarmos até à cidade florida.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

MEMÓRIA 1980 - FOGOS EM PINHAIS

Têm sido chamados com uma certa frequência os Bombeiros Voluntários desta vila para extinguirem incêndios ocorridos na  maioria  dos casos em pinhais quer deste concelho, quer de concelhos vizinhos.
Infelizmente muitas das vezes, os fogos parecem ter origem criminosa.

In Diário de Coimbra - 17/Julho/1980

quarta-feira, 16 de julho de 2014

ESTE POVO DE MAÇÃO

Quando um dos nossos clubes de futebol venceu uma importante prova desportiva nacional, formou-se um cortejo automóvel para comemorar a proeza, que atordoou os ares  com as buzinas, por essas ruas e estradas do concelho. Mas quando o encerramento do Tribunal Judicial de Mação foi conhecido, não se ouviu um simples silvo de protesto. Vem isto a propósito da manifestação de advogados, autarcas, funcionários judiciais e povo, ontem, frente à Assembleia da República.

terça-feira, 15 de julho de 2014

SÁVEL EM FESTIVAL DO PEIXE DO RIO

Não quis deixar de provar um dos pratos que as ementas dedicadas ao  Festival agora a decorrer comportam. Confesso que não aprecio sobremaneira o peixe das águas fluviais, prefiro um qualquer peixe do mar, mesmo congelado, àqueles que as águas interiores nos oferecem. Mas, por uma vez, tinha que me ligar ao Festival. Escolhi um dos melhores peixes que o Tejo nos oferece, sável. Em postas finamente cortadas, fritura ideal,  sal no ponto, estava delicioso, não perderia no confronto com alguns peixes do mar, igualmente fritos. Como guarnição uma açorda,  a que, para enriquecer,  faltaram as ovas, e uma bem variada salada, muito diferente dessas que por aí nos servem. A acompanhar um excelente branco Quinta do Pouchão, vinho da Região do Tejo, produzido na zona de Abrantes. Esta saborosa participação no Festival do Peixe do Rio teve lugar ali, na Rua Nova, no Restaurante do Cantinho. Aviso aos distraídos, dia 20, domingo próximo, é o último dia do Festival. 

segunda-feira, 14 de julho de 2014

DR. CAVACO VIAJA

O país está teso mas para o Dr. Cavaco passear arranja-se sempre dinheiro. Anuncia-se  para o corrente mês de Julho uma visita do chefe do Estado à República da Coreia (do Sul) com  passagem por Timor-Leste. O presidente da República não gosta de viajar só, será acompanhado por uma comitiva de empresários e académicos, como sempre.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

MEMÓRIA 1970 - DEFICIÊNCIAS NAS EMISSÕES DE TELEVISÃO

Há umas semanas a esta parte que os programas de televisão, captados através do emissor da Lousã, têm apresentado grandes deficiências, como sejam, imagens distorcidas  e com pouca estabilidade, inconstância da luminosidade, som roufenho, etc..
Os utentes dos aparelhos descarregam as suas iras nos televisores e nas antenas, mas a verdade é que, sendo um mal verificado em todos os receptores desta região, o defeito só  pode estar no emissor da Lousã.
Porque os possuidores de aparelhos de televisão têm o direito de receber, sob o ponto de vista técnico, bons programas, já que como divertimento será difícil à R.T.P. agradar a gregos e troianos, pois para isso pagam a respectiva taxa de detenção, daqui apelamos para os serviços técnicos da R.T.P. no sentido de remediarem prontamente tais deficiências.

In Diário de Coimbra - 11/Julho/1970

quarta-feira, 9 de julho de 2014

MEMÓRIA 1968 - BAILE POPULAR

Com inusitado interesse, o C.A.T. Fábrica Mirrado, realizou um baile num dos salões do cine-teatro local, abrilhantado pela orquestra da Filarmónica União Maçaense.

In Diário de Coimbra - 9/Julho/1968

terça-feira, 8 de julho de 2014

NÃO ESQUECER SÓCRATES


Não devemos esquecer o que os Governos de José Sócrates, até ao despontar da grande crise europeia e estado-unidense, fizeram em Portugal em matérias de  educação, saúde, protecção social, redução da pobreza, eficiência económica, racionalização do Estado e disciplina orçamental. Agora muitas vozes principiam a fazer esse justo reconhecimento.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

LARANJAS TOMAM DE ASSALTO O ESPÍRITO SANTO


O Pinto, do Parlamento, o Rato, da dívida pública, o Bento, conselheiro do Cavaco, todos bem ligados ao PSD, vão dirigir o Banco Espírito Santo. Só em Portugal poderia acontecer esta cena.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

21ª. FEIRA MOSTRA

Este ano a Feira Mostra foi concebida para dois fins-de-semana. Já lá vai a primeira jornada - 28 e 29 de Junho - em que não se notou movimento de pessoas diferente do habitual ramerrão da vila. A própria feira esteve a meio gás, muitos stands encerrados e alguns restaurantes por abrir. O tempo agreste também não ajudou as noites do certame. Os dois primeiros dias foram essencialmente dedicados ao desporto, tendo como ponto alto a Baja Oleiros-Proença a Nova-Mação. Amanhã terá início a segunda jornada, que se prolongará até domingo dia 6 de Julho. O programa anunciado não difere muito dos anos anteriores e a estrela do cartaz, Ana Moura, só actua no domingo, noite obviamente fraca, em que a maioria das pessoas já abalaram. A Feira Mostra, a festa maior de Mação, é essencialmente, de tão gasto que o seu figurino está, o local de reencontro de muitos maçaenses. Espera-se, a despeito do preço dos combustíveis, do custo das portagens e da crise, que um grande número de "emigrantes" regressem à sua Terra para reverem familiares e amigos, porque quanto a progresso
nada vislumbrarão.