sábado, 24 de outubro de 2015

MEMÓRIA 1984 - ESCOLAS NÃO FUNCIONAM EM PLENO POR FALTA DE PROFESSORES

Contrariando o que vinha sucedendo há muitos anos, em que a abertura das aulas se verificava apenas em Novembro, no passado dia 8 abriram as suas portas as Escolas Preparatória e Secundária de Mação, dando assim início ao ano escolar de 1984/85.
Aliás os Conselhos Directivos de ambas as escolas haviam já mandado afixar avisos informando os pais e encarregados de educação dos alunos que as aulas teriam começo em 8 do corrente.
A duas escolas ainda não funcionam em pleno por falta de professores, lacuna que tem um peso maior na secundária.
Não há problema com exiguidade de instalações, ao contrário do que sucede com grande número de escolas do país, até porque a população tem vindo a decrescer, fenómeno comum a todas as terras do interior. 
Por outro lado o ensino primário entrou em funcionamento em 1 de Outubro, sem se conhecerem problemas de maior, a não ser os que resultam do encerramento de algumas escolas por falta de alunos, reduzindo a população escolar a números que não justificavam o seu funcionamento. O encerramento das escolas verificou-se em alguns lugares espalhados por todo o concelho. Os alunos foram transferidos para as escolas das respectivas sedes de freguesia. Aí coloca-se, talvez, o problema da adaptação das crianças ao novo ambiente escolar e da sua alimentação, já que quanto a transportes a autarquia assegurou a sua deslocação.
Em consequência do aumento dos alunos na escola primária local, houve necessidade de transferir as crianças do ensino pré-primário para um edifício camarário junto às piscinas municipais, que não parece reunir as condições de conforto para albergar crianças de tão pouca idade, até porque o Inverno aqui é bastante rigoroso.

In Diário de Coimbra - 24/Outubro/1984


Sem comentários:

Enviar um comentário