quinta-feira, 30 de abril de 2015

BANDEIRA AZUL PARA O CARVOEIRO E O VERGANCINHO?



Não é surpresa, a praia fluvial do Carvoeiro foi galardoada com a bandeira azul. Um ano mais. Surpresa será a praia do Vergancinho de Cardigos não ter bandeira azul. 

VENHA MAIS OUTRO - ANTÓNIO SAMPAIO DA NÓVOA

No Teatro da Trindade, em Lisboa, perante uma plateia repleta, onde se destacavam, na primeira fila, os antigos presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio, Eanes também o deve apoiar, António Sampaio da Nóvoa, minhoto, apresentou a sua candidatura a Belém. Assume-se, para fazer a diferença, sem filiação partidária nem cargos políticos no currículo. Reconhece que o presidente não governa nem legisla. Considera essencial que o país invista nas pessoas, nos recursos da terra e do mar e no desenvolvimento dos nossos recursos. Em breve apresentará uma carta de princípios da sua candidatura. Será, afirma, um presidente presente junto das pessoas, e adianta,  não se resignará perante a destruição do Estado Social e alertou, ainda, o Estado não pode deixar de assumir investimentos no conhecimento, na educação e na cultura. 
Sampaio da Nóvoa precisará de  tempo para ser conhecido dos portugueses, por isso lança cedo  a sua candidatura. Falta-lhe igualmente experiência política para se comportar perante os media. Mas este terceiro candidato a PR demonstrou que é para ser levado a sério. Para já, como primeira tarefa, deve recolher 7500 assinaturas.

terça-feira, 28 de abril de 2015

ÁGUA MAIS BARATA

O diário digital Observador, considerado de centro-direita, anuncia que Mação é um dos concelhos que irá passar a pagar a água  mais barata, em resultado da polémica reforma do sector,  que o Governo, ainda antes de se ir embora, está a preparar. Há quem diga que o grande interesse de quem nos governo é vender este importante e vital sector aos privados, sendo  este  o primeiro passo.. E não é para admirar, ontem mesmo soube-se, que o Governo vai entregar a privados o Oceanário de Lisboa. Contudo não nos alegremos demasiado com a informação, porque a última palavra pertencerá às câmaras e todos conhecemos a importância do poder autárquico. 

segunda-feira, 27 de abril de 2015

ESTEVE À VISTA O REGRESSO DO LÁPIS AZUL

Carlos Abreu Amorim (PSD), Inês de Medeiros (PS) e Telmo Correia (CDS) são os  "cabecinhas pensadoras" que elaboraram um documento de trabalho onde se determinava que rádios, jornais e televisões submetessem os seus planos de cobertura das eleições  a uma comissão que os analisaria. Face à gigantesca onda de indignação surgida nos meios de comunicação social, o projecto de lei deu em "águas de bacalhau", as criticas surgiram de todos os quadrantes, logo PS e PSD/CDS foram forçados a recuar e a colocar na gaveta o anteprojecto de uma lei que seria uma forma encapotada de censura. A campanha das legislativas corria o risco de não surgir nos televisores, nos rádios e nos jornais, apressaram-se a informar os responsáveis dos órgãos de comunicação. E seria uma excelente maldade. 
Face ao grande descontentamento que uma boa fatia dos eleitores sente pelos partidos tradicionais, diga-se os que sempre nos têm governado, PSD, CDS e PS, pretendia-se com esta lei  assegurar  a cobertura mediática com base na proporcionalidade do actual parlamento,  em detrimento dos partidos minoritários e extra-parlamentares que,  neste momento, representam um perigo para aqueles partidos.

sábado, 25 de abril de 2015

MEMÓRIA 1990 - 25 DE ABRIL ASSINALA-SE COM DESPORTO

Comemorando o 25 de Abril a Câmara Municipal de Mação organizou um programa, a desenvolver na sede do concelho, que abrange provas de atletismo, encontros de futebol de salão e exibição da Filarmónica União Maçaense. Tais actividades decorrerão na manhã e tarde de hoje.

ASA.

In Diário de Coimbra - 25/Abril/1990

O 25 DE ABRIL NÃO FOI PARA TODOS


Em 5 de Outubro de 1951, apesar de feriado, não se comemoraram 41 anos da implantação da República, a despeito de 1910 ter sido uma das datas mais importantes da vida da Nação, o Estado Novo não o permitia e, também, os cidadãos não guardavam boas recordações do período após a revolução. Hoje comemoram-se 41 anos sobre o  golpe militar de 25 de Abril de 1974. Muitos cidadãos reconhecem que a vida melhorou em muitos e variados aspectos mas que se continua muito longe de um bem estar  para todos. As últimas notícias sobre a miséria que grassa entre crianças e idosos assusta os cidadãos. Para quem serviu afinal o 25 de Abril? Os Portugueses tudo têm feito para ascender a um nível de vida decente, trabalham arduamente, pagam  impostos em excesso, sofrem nos hospitais e centros de saúde, aceitam tudo o que lhes impõem, mas vêem continuamente a vida a regredir. Para quem serviu afinal o 25 de Abril? Os Portugueses estudaram bravamente, os pais empenharam-se para manter os filhos nas Universidades, concluído um curso superior obtêm um emprego a auferir pouco mais que o salário mínimo nacional ou então emigram para países onde lhes reconhecem o valor. Para quem serviu afinal o 25 de Abril? O espírito desta data ainda se mantém, por quanto tempo,  é uma incógnita, é necessário que Portugal se torne rapidamente num país justo e equilibrado para todos. Para quem serviu afinal  25 de Abril? Para todos e quaisquer políticos.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

quarta-feira, 22 de abril de 2015

TUDO DIFERENTE DO PSD/CDS

Centeno, Costa e César
À semelhança do que há muitos anos  se vem praticando em alguns países, Estados Unidos, Inglaterra, Suécia, o Partido Socialista solicitou a um grupo de economistas a elaboração de um trabalho sobre política económica. Ontem foi apresentado o relatório "Uma Década para Portugal", um conjunto de propostas económicas para as próximas legislativas, baseado essencialmente no aumento da capacidade do consumo e no investimento, deste modo dinamizando a economia e consequentemente gerando receitas fiscais.
As propostas apresentadas pela equipa de economistas, liderada por Mário Centeno, quadro do Banco de Portugal,  coloca Portugal a crescer 2,4% em 2016,   a taxa de desemprego descerá para 12,2%, enquanto que o défice, no próximo ano, se quedará nos 3%, sendo que a dívida pública no mesmo ano cairá, devagar, para 128,8%. Uma velha guerra do PS, o IVA na restauração, voltará aos 13%.
Durante a apresentação do trabalho, António Costa afirmou que Uma Década para Portugal "não é a Bíblia" nem os economistas que a fizeram "são os apóstolos", acrescentando que o PS vai trabalhar no programa de governo dentro do quadro macro-económico apresentado.

MEMÓRIA 1980 - SEMANA INGLESA NO COMÉRCIO

Por deliberação da Câmara Municipal e a pedido de alguns comerciantes desta vila, o comércio local passou a praticar o horário de semana inglesa.
Este horário, de segunda à sexta-feira, abertura às nove e encerramento à dezanove, com fecho para almoço das treze às quinze e ao sábado abertura às nove e fecho às treze, é por enquanto apenas utilizado na sede do concelho
Anteriormente o comércio encerrava diariamente às dezanove horas, mas no período da hora de Verão fechava apenas às vinte.

ASA.

In Diário de Coimbra - 22/Abril/1980

terça-feira, 21 de abril de 2015

segunda-feira, 20 de abril de 2015

VENHA MAIS UM - PAULO MORAIS

Já são dois. O lançamento da candidatura teve lugar no Porto, origem do candidato, no conhecido "Café Piolho". Paulo Morais é criticado por apresentar muitos actos de corrupção mas nunca ter conseguido apresentar provas. Paulo Morais é o nosso Dom Quixote, não o dos moinhos de vento, mas da corrupção. O que se propõe fazer Morais se for morar para Belém, combater a corrupção, com os poderes que lhe são concedidos como pode passar do desejo à prática? Muito interessante também esta outra ideia, demitir os governos que não cumpram o programa que apresentaram durante a campanha eleitoral. A ideia é excelente mas duvida-se que a Constituição dê  poderes  ao PR para demitir um governo nestas circunstâncias. 
Mais outro para animar o circo das presidenciais.

domingo, 19 de abril de 2015

MEMÓRIA 1991 - INAUGURADA A NOVA ESTAÇÃO DOS CORREIOS

Os Correios de Portugal acabam de inaugurar nesta vila a sua nova Estação de Correios, situada na Rua Tenente-Coronel Francisco Pedro Curado, em instalações construídas para o efeito.
Trata-se de um estabelecimento com uma área total de 176 m2, sendo 42 m2 destinados ao público, com um excelente aproveitamento arquitectónico, muito valorizando Mação, que, nesta área é carente em espaços comerciais de arquitectura relevante.
Os Correios de Mação estão aptos a prestar os seguintes serviços: Direct-Mail, Express-Mail Corfac, Post-Cheques e Caixa Económica Alemã, além daqueles já tradicionais, como correspondências, Correio Azul ,com tiragem até às 17 horas, encomendas, telegramas e telefones.
Assinale-se que a anterior Estação remontava à década de 50 e, além de muito degradada, estava manifestamente desactualizada para o movimento diário

ASA..

In Diário de Coimbra - 19/Abril/1991

sexta-feira, 17 de abril de 2015

BRUXELAS PROTEGE PRESUNTO


A chouriça e o presunto de Melgaço, produção efectuada à base de carne de porco da raça bísara, passam a estar protegidas por Bruxelas, sob  Indicação Geográfica Protegida (IGP) e, consequentemente, vão integrar uma lista de mais de 1200 produtos classificados.
Naturalmente  existirá agora em todos os consumidores portugueses, ao aperceberem-se desta notícia, uma enorme apetência em saborear o presunto e a chouriça de Melgaço,  para, por si próprios,  avaliarem se existe efectivamente qualidade naqueles  produtos para merecerem tamanha distinção. 
No concelho de Mação produzem-se presuntos de elevada qualidade, denominados "marca Mação" e, também, alguns tipos de enchidos de carne do que melhor se fabrica no país.  
Existe  no concelho uma organização (ou associação) que engloba todos ou parte dos fabricantes de produtos de fumeiro,  quem melhor, portanto, para encetar junto da União Europeia o processo para obter idêntica classificação, evidentemente se os empresários entenderem ver os seus produtos considerados IGPs. 

Foto Jornal de Notícias

quinta-feira, 16 de abril de 2015

MEMÓRIA 1972 - CINEMA

No Cine-Teatro de Mação, hoje, domingo, «Um Caso Perdido», às 21.30 horas, para maiores de 18 anos.

ASA.

In Diário de Coimbra - 16/Abril/1972

quarta-feira, 15 de abril de 2015

segunda-feira, 13 de abril de 2015

MEMÓRIA 1989 - SEMANA CULTURAL TERMINA AMANHÃ

Proporcionar conhecimentos das realidades local, francesa e inglesa. Motivar o estudo da língua alemã. Valorizar as potencialidades do concelho de Mação. Facultar contactos e experiências do do mundo do trabalho. Promover a formação desportiva dos jovens. Favorecer subjectiva e objectivamente o enraizamento da Escola na cultura local. Estes são os objectivos propostos pelos organizadores da Semana Cultural, que termina amanhã, promovida pele Escola Secundária de Mação.
O programa vasto e variado, abarcou muitas áreas da cultura e, ainda, o desporto, a culinária francesa e inglesa, visitas guiadas a unidades de produção do concelho, ao Museu Municipal e a Mação histórico, palestras relacionadas com  a agricultura, o cooperativismo, doenças cardiovasculares e muitas mais actividades. 
Durante esta Semana Cultural estão patentes algumas exposições: «Colectiva de trabalhos de artistas ligados a Mação»;  «Trabalhos dos alunos da Escola Secundária de Mação»; «Derivados da madeira»; painéis informativos da Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior e visões sobre a Alemanha, França e Inglaterra
Houve ainda exposição-venda de máquinas agrícolas, produtos hortícolas, plantas ornamentais e ainda de animais pequenos ruminantes. Com a colaboração de algumas editoras e livreiros está a decorrer uma Feira do Livro.
A Escola Secundária de Mação contou com o apoio do Ministério da Educação e Câmara Municipal de Mação, para levar a efeito a sua primeira Semana Cultural

ASA..

In Diário de Coimbra - 13/Abril/1989

quinta-feira, 9 de abril de 2015

MEMÓRIA 1974 - UMA SEMANA DE CINEMA EM MAÇÃO?

Está em organização, para início no próximo dia 13, uma Semana de Cinema, a levar a efeito no Cine-Teatro local,  cujos pormenores contamos poder divulgar em próxima edição.

ASA.

In Diário do Ribatejo - 9/Abril/1974

terça-feira, 7 de abril de 2015

MEMÓRIA 1981 - VAI SER CONSTRUÍDO UM LAR PARA IDOSOS

 Em recente assembleia geral foi autorizada a mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Mação a adquirir um terreno para a construção de um Lar para a Terceira Idade.
O Lar é um equipamento social absolutamente necessário neste concelho, pela existência de muitos idosos vivendo sem o apoio dos filhos, forçados a abandonar a sua terra de origem em busca de melhores condições.
Espera-se que após a formalização da compra do terreno, a obra se inicie rapidamente, tanto mais que o projecto está em elaboração para o que não devem surgir dificuldades da parte das entidades oficiais intervenientes no assunto.

ASA.

In Diário de Coimbra - 7/Abril/1981

domingo, 5 de abril de 2015

MEMÓRIA 1975 - O MOVIMENTO DEMOCRÁTICO PORTUGUÊS (MDP/CDE) ABRE SEDE NESTA VILA

Ao inaugurar as suas instalações nesta vila, o MDP/CDE, pôs a circular o seguinte comunicado:
A Comissão Concelhia de Mação do MDP/CDE convida toda a população do concelho a visitar a sua sede situada na Rua da Amieira nº. 39, aberta todos os dias úteis da 21.00 às 23.30 horas e aos sábados e domingos da 16.00 às 20.00 horas

ASA..

In Diário do Ribatejo - 5/Abril/1975

sábado, 4 de abril de 2015

MEMÓRIA 1971 - CINEMA

Hoje, domingo, às 21.30 horas, «Marisol e o Toureiro» (maiores de 12 anos)

ASA..

In Diário de Coimbra - 4/Abril/1971

quinta-feira, 2 de abril de 2015

MEMÓRIA 1977 - SEMANA SANTA

É o seguinte o programa da Semana Santa em Mação:
DOMINGO DE RAMOS - Comemoração da entrada do Senhor em Jerusalém.
Às 12.30 horas - Bênção dos Ramos na Igreja da Misericórdia. Procissão para a Igreja Matriz e Celebração Eucarística
QUINTA-FEIRA SANTA - Comemoração da Eucaristia, do Sacerdócio e da Proclamação do Mandamento do Amor. 
18.30 horas - Missa solene da ceia do Senhor, Lava-Pés, transladação do Santíssimo Sacramento para o altar da reposição e desnudação dos altares.
21.00 horas - Procissão e sermão da Paixão.
SEXTA-FEIRA SANTA - Comemorações da Morte do Senhor.
15.00 horas - Minuto de silêncio e Via Sacra
18.30 horas - .Celebração litúrgica (Liturgia da Palavra, Adoração daCruz e Comunhão Eucarística).
21.30 horas - Procissão do Enterro do Senhor e sermão da Soledade.
SÁBADO SANTO 
23.00 horas  - Vigília Pascal (Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Baptismal e Liturgia Eucarística).
DOMINGO DE PÁSCOA 
11.30 horas - Procissão da Ressurreição e Missa solenizada
14.00 horas - Visita Pascal..

ASA.

In Diário der Coimbra - 2/Abril/1977

quarta-feira, 1 de abril de 2015

UM HOTEL DE TRÊS ESTRELAS?


Ouve-se dizer nos tradicionais mentideros,  que Mação terá a funcionar  em breve um  hotel de três estrelas. A duração da obra, comenta-se ainda, tomará dois a três anos. Será erigido num  ponto  central de Mação, a confluência da Avenida Amaro da Costa com  a Rua Pe. António Pereira de Figueiredo,  frente aos Paços do Concelho, onde recentemente se procedeu à demolição de duas  casas em ruínas. Os empreendedores, murmura-se também, são um grupo português ligado à indústria hoteleira e um conhecido industrial da construção civil com raízes nesta vila.
Se Ferreira do Zêzere, Pedrógão Grande, Proença-a-Nova e Oleiros, possuem há muito  unidades hoteleiras,  o que impede Mação, a A23 por perto e plena de   potencialidades para oferecer aos visitantes, não  ter um hotel. Aguardam-se notícias concretas. A não ser que nos encontremos perante  um boato semelhante àquele  que ocorreu à volta da visita dos investidores da China, não os  que se estabeleceram no Bairro de Santo António...