sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

MEMÓRIA 1973 - SEGUNDA FASE DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Uma brigada do Centro de Saúde de Mação tem estado a proceder à segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo, tendo-se já deslocado a algumas das freguesias do concelho.
Cumulativamente, nas instalações daquele Centro, tem-se procedido à vacinação das crianças residentes na freguesia de Mação.

In Diário de Coimbra - 30/Dezembro/1973

domingo, 25 de dezembro de 2016

MEMÓRIA 1974 - GOVERNADOR CIVIL INTEIRA-SE DOS TRABALHOS DE RECENSEAMENTO

Sem quaisquer medidas protocolares, esteve ontem nesta vila o governador civil do distrito de Santarém, sr. engº. Fausto Sacramento Marques, que em visita informal percorreu os postos de recenseamento das freguesias de Mação e Penhascoso, procurando saber pormenores do modo como se está a processar o recenseamento neste concelho.
O governador civil do distrito de Santarém, chegou cerca das dezanove horas à freguesia do Penhascoso, limite do concelho, tendo sido aguardado pelo presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Mação, engº. técnico agrário José Eduardo Pires, que o acompanhou nas visitas efectuadas.

In Diário do Ribatejo - 25/Dezembro/1974 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

MEMÓRIA 1986 - COMEMORAÇÃO DO 10º. ANIVERSÁRIO DAS PRIMEIRAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS

Tendo como ponto único as comemorações do 10º. aniversário das primeiras eleições autárquicas reuniu-se extraordinariamente a Assembleia Municipal de Mação.
Tomaram lugar na mesa da presidência representantes de todos os partidos com assento na Assembleia Municipal.
Iniciada a sessão, usou da palavra o representante do PS, dr. João Miguel Antunes, que teceu diversas considerações sobre o papel da Assembleia Municipal como órgão fiscalizador do executivo, afirmando que «por vezes as funções da Assembleia Municipal são subalternizadas em face da existência de um partido hegemónico». Entrou de seguida no controverso problema da Lei das Finanças Locais, historiando a sua existência, acabando por desejar que «fossem concedidos recursos mais amplos aos municípios para poderem cumprir cabalmente as suas tarefas».
António Diogo Aleixo, representante da APU, que falou a seguir, começou por referir que «estávamos reunidos fundamentalmente para festejarmos um acontecimento histórico que era o poder autárquico democraticamente constituído». Aproveitou para homenagear aqueles que «efectuando o 25 de Abril permitiram que aqui estivessem reunidos». Acentuou a necessidade do processo da democratização das autarquias avançar continuamente  «pois só pela participação das populações na vida autárquica o processo democrático não sofrerá recuo».
Tomou de seguida uso da palavra o presidente do município,  Elvino Pereira, do PSD, que começou por render homenagem às comissões administrativas que «em condições precárias conseguiram dirigir os munícipes no período que foi do 25 de Abril às primeiras eleições autárquicas». Fez, continuando, diversas considerações acerca do significado da data em comemoração, terminando por fazer votos para que «o poder autárquico se fortaleça a fim de que se possa proporcionar a todos os portugueses melhores condições de vida».
Encerrou a sessão o presidente da Assembleia Municipal, engº. Abílio da Matta, que começou por contar um episódio sucedido no tempo do Estado Novo,  acompanhando o então presidente do município numa diligência junto de um director da JAE em que se solicitava a construção de algumas estradas no concelho, foi  lhes foi respondido que quem sabia das necessidades de Mação em matéria de rodovias era ele director, pelo que ambos regressaram de mãos a abanar.
E continuou «o Poder Local é o oposto disto, a decisão sobre as necessidades parte do local, dos homens que aqui vivem». Criticou a distribuição dos fundos feita através da Lei das Finanças Locais, não lhe parecendo justo o critério utilizado, tendo por isso o concelho de Mação sido bastante prejudicado.
Acabou louvando a democracia que «instituiu o Poder Local que tem permitido a obtenção de muitos progressos para a nossa Terra e o nosso País».

In Diário de Coimbra - 23/Dezembro/1986


quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

MEMÓRIA 1967 - COLHEITA DA AZEITONA

Os lagares do concelho, e são em elevado número, encontram-se a trabalhar em pleno, pois a apanha da azeitona está praticamente terminada.
Os lavradores, se por um lado estão satisfeitos com a abundância do precioso fruto, por outro queixam-se amargamente do preço elevado da mão de obra que vai onerar o custo do azeite de tal modo que tornará a cultura da azeitona em mais uma exploração deficitária.  

In Diário de Coimbra 22/Dezembro/1967

domingo, 18 de dezembro de 2016

MEMÓRIA 1974 - SESSÃO DE ESCLARECIMENTO DO M.D.P./C.D.E.

Realizou-se com a presença de numeroso público, no Cine-Teatro de Mação, uma sessão  de esclarecimento daquele nóvel partido.

In Diário de Coimbra - 18/Dezembro/1974

sábado, 17 de dezembro de 2016

MEMÓRIA 1991 - AUTARQUIA LOCAL SOLIDÁRIA COM TIMOR

Mação não tem sido insensível à tragédia do povo de Timor Leste.
Em recente reunião o executivo camarário aprovou, por unanimidade, uma moção apresentada pelo vereador do Partido Socialista, Simões de Almeida, em que se apelava aos nosso governantes e à comunidade internacional para que que os timorenses tenham direito à auto-determinação.
Também em cumprimento de uma deliberação da Associação Nacional dos Municípios Portugueses foi hasteada a bandeira da cidade de Dili, em conjunto com a bandeira do município de Mação.
Finalmente, no passado dia 12, e em memória dos mortos da chacina ocorrida em Timor Leste no mesmo dia do passado mês de Novembro, algumas empresas industriais e todos os trabalhadores da Câmara Municipal suspenderam a sua laboração, respondendo ao apelo da CGTP em que solicitava um minuto de pausa em homenagem aos mortos de Timor.

In Diário de Coimbra - 17/Dezembro/1991


quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

MEMÓRIA 1973 - GASOLINA: A OCASIÃO FAZ O LADRÃO

Como consequência imediata da falta de gasolina, ou talvez não, destemidos gatunos roubaram, numa das últimas noites, quase toda a gasolina,  o depósito estava atestado, do automóvel do Sr.Francisco Sequeira, estacionado junto da sua residência.
Além do prejuízo da perda do precioso líquido, há ainda a acrescentar os danos causados  na viatura pelo gatuno ou gatunos, que até este momento não foram descobertos.
Se bem que,  já por diversas vezes se tenha verificado o esgotamento da gasolina e do gasóleo, o que sempre causa os costumados transtornos aos consumidores, a verdade é que aqui se não verificou ainda a corrida aos postos de abastecimento que tem sucedido, especialmente, nas grandes cidades.

In Diário do Ribatejo - 14/Dezembro/1973 

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

MEMÓRIA 1977 - FUTEBOL DO INATEL

No prosseguimento deste campeonato, a equipa representativa da Casa do Povo desta vila, foi derrotada pelo mesmo representante de Cardigos, pela marca de 3-1, em jogo efectuado no campo municipal de Mação. O grupo da vizinha freguesia de Penhascoso, empatou 1-1 com a turma de S. Facundo.

In Diário de Coimbra - 13/Dezembro/1977