quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

MEMÓRIA 1974 - EXTINÇÃO DA COMISSÃO DEMOCRÁTICA DE MAÇÃO E POSSÍVEL INTEGRAÇÃO NO M.D.P./C.D.E.

É o seguinte o comunicado distribuído pela Comissão Democrática de Mação durante a tomada de posse das Comissões Administrativas das Juntas de Freguesia do Concelho:
«No Concelho de Mação, tal como aconteceu em tantas outras regiões do País, realizaram-se tarefas de apoio às directrizes  do Movimento das Forças Armadas, numa primeira fase centradas na consolidação das liberdades essenciais.
Neste contexto, e por intervenção da Comissão Democrática de Mação - CDM - foi escolhida democraticamente pelas populações a Comissão Administratvia da Câmara Municipal de Mação, em exercício desde Julho, e saneadas todas as Juntas de Freguesia do Concelho, substituídas hoje pelas respectivas Comissões Administrativas que tomaram posse nos Paços do Concelho envolvidas por merecida simpatia e confiança na árdua missão que irão desempenhar.
Cumpre entretanto salientar que a acção da CDM incidiu acentuadamente no esclarecimento político de vastas  massas de população deste Concelho, tão desprezado pela administração fascista. Este ciclo de acção saldou-se com a realização de mais de vinte sessões de esclarecimento e saneamento, em esforço de abnegação dos elementos mais activos da CDM, os quais, congregados sob a designação de «Núcleo Verdade», promoveram larga difusão de propaganda de partidos políticos, publicando ainda o boletim de formação e informação política «Abril Vencerá» acolhido com vivo interesse pelas populações.
No decurso da campanha efectuada foi a CDM sempre, contínua e desveladamente, apoiada pelo Movimento Democrático Português - CDE - a quem dirige fraternais saudações pela solidariedade de acção na luta anti-fascista. No momento em que mais amplos horizontes se abrem ao Movimento Democrático Português -CDE - pela sua transformação em Partido Político, também à Comissão Democrática de Mação se apresenta a perspectiva de alinhamento na via de participação no acto eleitoral que culminará na formação da Assembleia Constituinte.
A Comissão Política da CDM estuda entretanto, impulsionada pelas aspirações de numeroso sector de aderentes, a possível integração no Movimento Democrático Português  CDE - atenta sobretudo a exigências de mobilização geral das populações do Concelho de Mação no rumo à construção de um Pais Socialista, onde o Poder e a Riqueza sejam conquistados e repartidos pela sua verdadeira origem - O POVO».

In Diário do Ribatejo - 12.Dezembro.1974



Sem comentários:

Enviar um comentário