quarta-feira, 17 de setembro de 2014

MEMÓRIA 1977 - FOGO CONSOME VASTA ÁREA DE PINHAIS

No passado domingo, ao começo da tarde, desencadeou-se um violento incêndio em pinhais situados no lugar de Chão de Lopes, da freguesia da Amêndoa, deste concelho.
Vendo-se impotentes para, por si só, levarem de vencida o fogo que impetuosamente sorvia milhares e milhares de árvores, tendo rapidamente alcançado o vizinho concelho de Vila de Rei, os Voluntários desta vila pediram socorros às associações vizinhas, tendo-se aqui deslocado as corporações de bombeiros de Abrantes, Gavião, Entroncamento, Proença-a-Nova e Sertã que ajudadas por militares do R.I.A. e pessoal dos Serviços Florestais, conseguiram, cerca das 23 horas, dar o incêndio como extinto.
No entanto, no dia seguinte, segunda-feira, o fogo voltou de novo a reacender-se, cerca do meio-dia, pelo que de novo os Bombeiros Voluntários de Mação foram chamados para o combater.
Em face do modo como o incêndio se estava a desenvolver, foi, uma vez mais, solicitada a presença das associações de bombeiros já mencionadas que, em conjunto, conseguiram debelar o sinistro num período de tempo assaz reduzido.
Os prejuízos, que ainda não puderam ser determinados, estimam-se bastante elevados, uma vez que uma grande área de floresta pertencente aos concelhos de Mação e Vila de Rei foi destruída pelas chamas.

In Diário de Coimbra - 17/Setembro/1977

Sem comentários:

Enviar um comentário