domingo, 12 de outubro de 2014

MEMÓRIA 1974 - COMEMORAÇÕES DO 5 DE OUTUBRO

Ocorreu em 5 do corrente mês (sábado), mais um aniversário da proclamação da República.
Pela importância do acontecimento, que constituiu uma viragem decisiva na evolução histórica do nosso país e para que no corrente ano, a tal evento fosse dado o relevo devido, a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Mação promoveu as seguintes cerimónias:
De manhã: 
A alvorada foi anunciada com o lançamento de morteiros e a Filarmónica União Maçaense percorreu as ruas da vila.
Pelas 7.30 horas, feita a concentração das diversas autoridades concelhias, junto do edifício dos paços do concelho, foi hasteada a bandeira nacional com guarda de honra a cargo de um piqute dos bombeiros.
À tarde: 
Às 15 horas a população concentrou-se junto dos paços do concelho, onde se realizou uma sessão patriótica com intervenções de oradores democratas. No decorrer desta sessão, dada a escassez de tempo não permitir a confecção em material com as características normalmente adoptadas de placas toponímicas de diversos arruamentos, largos, pontes, etc., em substituição das existentes, foi dado conhecimento da nova toponímia.
Após a realização desta cerimónia, seguiu-se uma romagem ao cemitério desta vila, onde foi prestada sentida homenagem aos republicanos, democratas e anti-fascistas deste concelho, já falecidos.
Findas estas solenidades, o povo manifesotu os seus sentimentos patrióticos, percorrendo as ruas em cortejo.
À noite:
Realizaram-se festejos populares abrilhantados pela Filarmónica União Maçaense.

In Diário do Ribatejo - 12/Outubro/1974


Sem comentários:

Enviar um comentário