sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

ANTÓNIO PAIZANA ARTISTA PLÁSTICO DE MAÇÃO


António Paizana nasceu em Mação no ano de 1941. Enquanto aluno do curso de Direito na Universidade de Coimbra nos anos 60, aproveita para frequentar, sob  direcção do mestre Valdemar da Costa,  o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, de que é aliás sócio fundador. Já anteriormente havia iniciado  estudos de pintura no atelier de Álvaro Duarte de Almeida. 
Termina a licenciatura em Direito, mas já na Universidade de Lisboa, para onde se havia  transferido, e, ao mesmo tempo, segue um curso de formação artística na Sociedade Nacional de Belas Artes. Mais tarde parte para Bruxelas, para estudar na École Supérieure d'Architecture et des Arts Visuels. De regresso a Lisboa ingressa como docente nos quadros da Escola de Artes Decorativas António Arroio.
Situa o seu trabalho na área da arte óptica e cinética, interessando-se  por experiências em que utiliza um elementarismo geométrico permitindo-lhe explorações no âmbito de uma poética da percepção.
Em 1972, e durante alguns anos, suspende a sua actividade como pintor, aproveitando para reflectir sobre o seu trabalho e sobre os caminhos da pintura.
Em 1980 abandona a grande metrópole passando a  viver em  Beja. A transferência para o Alentejo origina um novo percurso e permite aprofundá-lo através do interesse por formas e figura arcaizantes.
Tem obras na Câmara Municipal de Beja e Biblioteca Municipal da mesma cidade e está representado na capela gótica da Pousada de São Francisco, em Beja.
Participou em variadas exposições colectivas efectuadas  em Lisboa, Vila do Conde, Coimbra, Abrantes, Évora e Beja. Expôs fora do país em em Barcelona e Lyon
Raramente e apenas em exposições colectivas, António Paizana mostrou os seus trabalhos em Mação. É chegado o tempo do Programador da galeria do Centro Cultural Elvino Vieira se lembrar da existência deste notável artista plástico de Mação e organizar uma exposição dos  trabalhos de António Paizana. 

Sem comentários:

Enviar um comentário