domingo, 12 de junho de 2016

MEMÓRIA 1974 - O MOMENTO POLÍTICO EM MAÇÃO

Realizou-se no passado domingo um plenário concelhio para escolha das pessoas que hão-de formar a Comissão Administrativa que gerirá o Município até que, pelo Governo, provisório ou definitivo, sejam legisladas as condições de escolha dos corpos administrativos.
Para esclarecimento da população a Comissão Democrática de Mação - C.D.M. - publicou e fez distribuir o seguinte comunicado:

«Para mais completo esclarecimento da opinião pública do concelho de Mação, quanto às finalidades da assembleia popular convocada para o próximo domingo, informa-se:
1 - A C.D.M. tem objectivos exclusivamente políticos, não estando em causa aspectos de ordem pessoal envolvendo qualquer dos membros da Câmara Municipal de Mação.
2 - A C.D.M. propõe a dissolução total da Câmara Municipal de Mação e não apenas destituir o seu presidente, cujas qualidades morais não são contestadas.
3 - A Comissão Administrativa terá como principal actividade o indispensável saneamento das instituições do concelho, sendo evidente que essas funções não devem ser exercidas pela Câmara Municipal estabelecida durante o regime fascista - o que seria grave ofensa não só aos princípios democráticos mas também ao mais elementar bom senso.
4 - A C.D.M. entende que é atraiçoar o espírito da revolução de 25 de Abril e enganar o povo perfilhar-se outra atitude que não seja o saneamento imediato e resoluto das instituições através de uma Comissão Administrativa para a Câmara Municipal».

Com a sala do Cine-Teatro local completamente cheia, apinhando-se ainda as pessoas pelos corredores e palco, deu-se início ao anunciado plenário, cujos trabalhos foram dirigidos pelos elementos da C.D.M., srs. dr. António José Mirrado Paisana, António Diogo Aleixo, Manuel Simões Saldanha e Herculano de Carvalho, vendo-se ainda na mesa elementos representativos das freguesias de Aboboreira, Amêndoa, Cardigos, Carvoeiro, Envendos, Ortiga e Penhascoso, isto é, de todas as freguesias do concelho.
Entre a assistência contava-se o dr. Emanuel Catarino, presidente do Município, que se encontrava acompanhado por todos os vereadores.
Lidos os pontos da sessão, verificou-se a intervenção de vários assistentes, dos quais distinguimos os esclarecimentos do dr. Emanuel Catarino, relativo ao modo democrático como tinham sido escolhidos os vereadores.
Esboçou-se, então, um movimento para que fossem aproveitadas aquelas pessoas que, no anterior regime, tinham dado provas de capacidade.
Prontamente a mesa esclareceu que todas as pessoas que tinham servido o Estado Novo, fosse qual fosse a sua capacidade, deveriam ser neutralizadas, ao que a assembleia deu o seu unânime acordo.
Entrou-se de seguida no ponto quente do plenário: a escolha das pessoas que formarão a Comissão Administrativa. Democraticamente, resolveu-se que durante o intervalo que se seguiria, as pessoas agrupar-se-iam por freguesias e escolheriam dois elementos por freguesia.
Assim se fez, tendo sido deste modo escolhidos os dois representantes por cada uma das freguesias que integram o concelho. Mas para que a escolha não pudesse sofrer dúvidas do modo democrático como se desejava fosse feita, deliberou-se ainda a efectivação de sessões públicas, em cada uma das freguesias, para ratificação dos nomes escolhidos.
Consequentemente, já foram realizadas durante esta semana algumas sessões para o efeito indicado, pelo que esperamos ser possível anunciarmos os nomes escolhidos, bem como o dos quatro elementos que, finalmente, um colégio eleitoral elegerá entre os dezasseis representantes das freguesias.
Fez-se, deste modo, uma eleição tão democrática quanto as circunstâncias actuais permitem

In Diário de Coimbra - 12/Junho/1974.

Sem comentários:

Enviar um comentário