sexta-feira, 15 de julho de 2016

MEMÓRIA 1988 - MAÇÃO ESTÁ A DESERTIFICAR-SE NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Tendo como ponto único «Assuntos de interesse local», reuniu-se recentemente a Assembleia Municipal de Mação.
Para falar sobre o «estado do concelho», usou da palavra o presidente da autarquia, Elvino Pereira, que principiou por mencionar as obras em curso e as previstas, com especial incidência no abastecimento de água e estradas, algumas com subsídios do FEDER.
Da recente visita do Primeiro Ministro Cavaco Silva a Mação, parece resultar, segundo aquele autarca, o aceleramento das diligências para construção do pavilhão gimno-desportivo e a possibilidade de construção da passagem superior na linha de caminho de ferro da Beira Baixa, junto ao apeadeiro da Barragem de Belver/Ortiga.
Continuando na sua intervenção, Elvino Vieira Pereira. explicou estar o concelho a desertificar-se, havendo aldeias em vias de desaparecimento, pelo que, em sua opinião se impõe a elaboração do Plano de Ordenamento do Território para se conhecer onde deverão fazer-se os futuros investimentos. A este propósito referiu-se ao problema alarmante do decréscimo populacional, adiantando que os números do último recenseamento eleitoral, ainda em fase de apuramento, apontam para a descida da barreira dos 10.000 eleitores, o que a confirmar-se será um indicador que em nada beneficia o concelho.
Por fim, e ainda por sugestão  do presidente da autarquia, foram votadas e aprovadas duas propostas, a primeira no sentido do executivo proceder aos preparativos para elaboração do Plano de Ordenamento Municipal e a segunda para a integração do concelho da Mação na zona florestal da Sertã.

In Diário de Coimbra - 15/Julho/1988

Sem comentários:

Enviar um comentário