quinta-feira, 1 de maio de 2014

O DIA 1 DE MAIO DE 1974 EM MAÇÃO


Também aqui foi comemorado o "Dia do Trabalhador" e com ele a restauração das liberdades fundamentais do povo português, só possível devido à arrancada formidável das Forças Armadas.
Sem qualquer propaganda prévia, apenas alguns cartazes manuscritos afixados em poucos estabelecimentos,
convidavam a população a integrar -se num cortejo cívico que pretendia ser o apoio do povo de Mação e o seu contributo, a um Portugal novo, por todos, e sem excepção, desejado.
A concentração teve lugar na Praça Gago Coutinho, pelas 15 horas, tendo-se aí juntado um grande número de pessoas,  rondando o milhar, que, cantando o hino nacional e entoando o estribilho "o povo unido jamais será vencido", até à formação do cortejo que, precedido de diversas bandeiras nacionais e incluindo vários cartazes alusivos ao acto que ia decorrer, e alguns deles com saudações ao general Spínola e às Forças Armadas, principiou a percorrer as mais importantes ruas da vila. 
Finalmente, no L
argo Dr. Samuel Mirrado, um dos paladinos da república neste concelho, teve lugar a manifestação com pequenos discursos proferidos por estudantes e trabalhadores, todos se congratulando com o movimento que derrubou um regime que tinha escravizado a maior parte da população do País durante quase meio século e todos manifestando o desejo que os portugueses contribuam, cada um dentro do seu campo de acção, para o renascer de um Portugal que não nos envergonhe no concerto das nações.
Como nota final, acrescentaremos que na manifestação se incorporaram muitas senhoras  e as personalidades oficiais do regime deposto, algumas delas ainda desempenhando funções públicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário