segunda-feira, 11 de agosto de 2014

MEMÓRIA 1977 - FESTAS DE VERÃO

O mês de Agosto é nesta região o período por excelência  das festas populares. Regressam, para passar curtos período de férias, todos aqueles que por força de não encontrarem condições de sobrevivência na terra que os viu nascer, foram obrigados a sair, quer para o estrangeiro, quer para zonas de Portugal, onde o trabalho não fosse tão difícil de encontrar.
As festas populares tornam-se assim, para além do mais, reuniões de convívio, encontros de velhos amigos, rememorar de aventuras de infância e juventude, tudo isto acompanhado da sardinha assada e do frango de churrasco, empurrados por um tinto, quase sempre baptizado, ou por uma garrafa de cerveja.
E aos lucros das festas é sempre dado um fim altruísta: reparação de uma capela, construção de um centro de convívio, da sede da junta de freguesia ou outras obras semelhantes.
Para complemento deste pequeno comentário sobre as festas de Verão, aqui deixamos breve resumo de todos esses festejos.
Assim realizaram-se no passado fim-de-semana as festas do Rosmaninhl (Mação) e São José das Matas (Envendos).
Para os próximos dias 13, 14 e 15, estão marcadas as festas de Nossa Senhora da Conceição, em Avessada (Envendos), as de Nossa Senhora das Dores, na Ortiga e as da Serra (Penhascoso).
E para os dias 20, 21 e 22, as tradicionais festas de São Miguel, mesmo aqui às portas da vila, e que contam, desde já, com a colaboração do Grupo Coral de Mação e do conjunto «Os Bombos», de Cebolais de Cima, Castelo Branco.

In Diário de Coimbra - 11/Agosto/1977

Sem comentários:

Enviar um comentário