quinta-feira, 7 de junho de 2012

MEMÓRIA - 7 DE JUNHO DE 1962

FOGUETES DE REGOZIJO PELA MORTE DE UMA NINHADA DE LOBOS
Após porfiados esforços, um grupo de caçadores do Caratão, povoação das proximidades desta vila, conseguiu ontem, ao pôr do sol, abater uma loba de enorme corpulência, que trazia alarmada a população daquela zona. Depois de localizado o covil da fera, onde estavam sete lobinhos, os caçadores tentaram abater a fera, que fugiu levando um filhote nos dentes. Perseguida, viu-se obrigada a largá-lo, tendo sido apanhado pelos caçadores, que voltaram à toca a capturar as restantes seis crias. Ao anoitecer, a loba regressou ao covil em busca dos filhos. Prevendo o regresso, os caçadores já estavam de guarda e foi então que um deles, António Maia, com um tiro de zagalote a matou. À noite foram ouvidos uivos do macho vagueando perto da toca. Em sinal de regozijo, os habitantes do Caratão fizeram estralejar enorme quantidade de foguetes.

In Diário Ilustrado - 7/Junho/1962

2 comentários:

  1. Boa noite, o meu nome é Henrique Maia Horta e sou neto de António Maia, o caçador responsável pelo abate da loba, não sendo da geração do "Diário Ilustrado" gostava de saber se este artigo acompanhava algum tipo de imagem e se sim, se a podia facultar. Obrigado e cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na qualidade de delegado do "Diário Ilustrado" no concelho de Mação enviei, em Junho de 1962 (há tantos anos), a notícia para publicação, o que veio a acontecer. A notícia foi publicada sem foto. Sinceramente não me lembro se obtive alguma foto da façanha. Nesses tempos ainda não existiam estes inacreditáveis telemóveis...

      Eliminar