quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

JOSÉ PEDRO CORTES / ONE'S OWN ARENA


José Pedro Cortes nasceu no Porto em 1976, estudou em Inglaterra no Kent  Institute of Art and Design e regressou a Lisboa para fazer na Fundação Gulbenkian o programa de "Criatividade e Criação Artística" (Fotografia).  
As imagens de José Pedro Cortes são habitadas por elementos de diferentes genealogias . Pessoas, casas, paisagem, acidentes urbanísticos, tudo encontra um lugar nas suas fotografias  e a estratégia, o foco, o tema alteram-se a cada imagem.
A fotografia não é para Cortes uma linguagem imediata, mas um instrumento de aproximação e de relação, ou seja, constitui uma possibilidade de chegar ao mundo e de se relacionar com ele.
"O meu processo - o tempo que passo com as pessoas - é o segredo que as imagens contêm para existirem e para se acreditar nelas. Como se chega lá, às imagens, é apenas uma questão de moralidade. E não falo de moralidade de grupo, da justiça e compreensão mútua, ou neste caso, da correcção do fotógrafo face ao fotografado, falo da moralidade de um indivíduo. Como é que ajo quando tenho uma pessoa à frente; onde estão os meus limites, que imagens é que verdadeiramente quero. E quanto mais tempo passa, mais esta luta é grande e mais chego à conclusão que acabo sempre a lutar comigo." explica J.P.Cortes.
.Cortes está representado nas colecções do BES Art, Fundação PLMJ e Centro Português de Fotografia.
A colecção José Pedro Cortes - One's Own Arena mostra-se no Museu da Electricidade, em Lisboa.

Com a colaboração de Nuno Crespo

Sem comentários:

Enviar um comentário