terça-feira, 12 de janeiro de 2016

MEMÓRIA 1987 - QUANDO TUDO ACABA BEM

Como afirmou um dos elementos da mesa, tudo está bem quando acaba bem. Era a justificação para as palmas, a euforia, os votos de louvor, em que a Assembleia Geral foi fértil.
E se das contas do biénio de 1985/986 resulta um saldo de 536.026$90, e se a Filarmónica União Maçaense organizou as Festas de Verão de 1986, que foram consideradas as melhores de sempre, e se a Banda, como agrupamento musical, atravessa um momento alto da sua existência, e se a colectividade tem uma dinâmica como nunca teve; tudo bem: é como no futebol, quando a equipa está a ganhar os seus adeptos puxam por ela, quando a equipa está a perder e precisa dos incitamentos do seu público, à sua volta faz-se o silêncio, cortado de tempos a tempos por assobios de desagrado.
Há já alguns anos que Agostinho Pereira Carreira é o presidente da FUM (Filarmónica União Maçaense), e com um grupo de elementos activos e dinâmicos, que constituem o corpo directivo, conseguiu transformar numa  colectividade viva e actuante uma associação musical que vivia, periodicamente, longos anos de letargia.
Agora a FUM pode vir para a rua tocar com a «prata da casa», afirmou Agostinho Carreira a dado passo da Assembleia Geral, que tinha por finalidade a «apresentação de contas do biénio 1985/86 e a eleição dos corpos gerentes para 1987 e 1988», e isto significava que uma grande parte dos músicos é fruto da Escola de Música que aquela colectividade fundou há já alguns anos.
Como disse o presidente da direcção, para dar início à ordem de trabalhos, no balanço das actividades desenvolvidas nos últimos dois anos, a FUM tem que ser viva para ser conhecida e por isso vai criar uma orquestra típica e um grupo de teatro.
As contas, minuciosamente lidas pelo director José Costa, e cujo saldo transitado para este ano é superior a meio milhar de contos, foram aprovadas por aclamação.
Seguiu-se a eleição dos corpos gerentes, tendo sido reconduzidos na globalidade os dirigentes cujos mandatos cessaram em 31 de Dezembro último.
Assim, à Assembleia Geral preside Preciosa Marques; à Direcção, Agostinho Pereira Carreira e ao Conselho Fiscal, António da Silva Catarino.
No período destinado à apresentação de propostas suplementares, os votos de louvor sugiram em profusão
e visaram premiar os serviços prestados à Filarmónica por alguns associados. E em clima de grande euforia, Preciosa Marques encerrou os trabalhos de uma Assembleia Geral bastante concorrida e que deveria servir de exemplo a algumas colectividades maçaenses, cujas assembleias decorrem sempre em «família» porque, ou os sócios se alheiam, ou os dirigentes promovem as sessões com o conhecimento apenas dos amigos.

In Diário de Coimbra - 12/Janeiro/1987

Sem comentários:

Enviar um comentário