segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O ENCERRAMENTO ANUNCIADO DO TRIBUNAL JUDICIAL DE MAÇÃO

Quero aqui deixar, a propósito desta lamentável decisão do Governo que, passo a passo, vai destruindo o Portugal mais carenciado, algumas notícias publicadas na Imprensa, a primeira das quais há quase quarenta anos, que mais não são do que o retrato completo da ressurreição, vida e morte do Tribunal Judicial de Mação.
MEMÓRIA - 12 DE ABRIL DE 1972
SOLICITADA AO MINISTRO DA JUSTIÇA A RESTAURAÇÃO DA COMARCA
O ministro da Justiça recebeu no seu gabinete uma deputação composta pelo governador civil, presidentes da Junta Distrital e município local, vereadores, membros da A.N.P., etc., que foram solicitar àquele membro do Governo a restauração da comarca de Mação.
In Diário de Coimbra - 12/4/1968
MEMÓRIA - 14 DE ABRIL DE 1973
ONDA DE JÚBILO PELA RESTAURAÇÃO DA COMARCA DE MAÇÃO
Extinta em 1927 a Comarca de Mação, para dois anos após ser criado um Julgado Municipal, era a sua restauração uma das mais fortes aspirações para as gentes do concelho. Portanto, indescritível a alegria que se apoderou dos maçaenses ao tomarem conhecimento, pela voz do ministro da Justiça que após quase meio século, Mação voltaria a ser cabeça de Comarca. Como prova de júbilo, durante todo o dia, ouviu-se o estralejar de foguetes e, ao fim da tarde, a Filarmónica União Maçaense percorreu as ruas da vila atroando os ares com alegres marchas. Também em sinal de regozijo o edifício da Câmara Municipal se encontrava iluminado, como nos dias de festa do concelho. Nesta hora alta de progresso concelhio, é absolutamente justo associar a este notável melhoramento o nome do presidente do município local, dr. Emanuel Catarino, pois todos sabemos da incessante actividade que desenvolveu para que a restauração da Comarca de Mação fosse uma realidade.
In Diário de Coimbra - 14/4/1973
MEMÓRIA - 11 DE ABRIL DE 1994
MAÇÃO
Foi inaugurado ontem de manhã o Palácio da Justiça de Mação, obra orçada em 197.000 contos, financiada por verbas inscritas no PIDDAC. O edifício está localizado na zona nova da vila, rotunda onde entroncam as avenidas Sá Carneiro e Amaro da Costa, em terrenos cedidos pelo município. No Palácio da Justiça vão igualmente ficar instalados os serviços do Cartório Notarial e das Conservatórias dos Registos Civil, Predial e Comercial.
In Diário de Coimbra - 11/4/1994
DIÁRIO DE NOTÍCIAS - 28 DE JANEIRO DE 2012
NOVO MAPA JUDICIÁRIO
A reorganização territorial judiciária proposta pelo Ministério da Justiça prevê a extinção de 47 tribunais de 1ª. instância situados em sedes de concelho. Mação passa para Abrantes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário