quinta-feira, 11 de outubro de 2012

MEMÓRIA - 11 DE OUTUBRO DE 1974

COMEMORAÇÕES

Organizadas pela Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Mação realizaram-se no passado dia 5 diversas cerimónias comemorativas de mais um aniversário da proclamação da República.
Assim, cerca das 8 horas da manhã uma salva de morteiros anunciou o início das comemorações, que principiaram com o hastear da bandeira nacional num dos mastros dos Paços do Concelho, cerimónia a que assistiram as diversas autoridades concelhias e que foi abrilhantada pela Filarmónica União Maçaense.
Às 15 horas realizou-se no salão nobre da Câmara Municipal a anunciada sessão patriótica em que foram oradores os srs. Silva Tavares e Manuel Pereira, ambos elementos da Comissão Administrativa do munícipio local e o dr. João Antunes, da Comissão Democrática desta vila, todos se tendo referindo ao significado do 5 de Outubro.
No decorrer da sessão foi anunciado que o Largo da Feira passaria a denominar-se Largo 25 de Abril, o Largo do Matadouro seria Largo 1º. de Maio e a Rua Duarte Pacheco denominar-se-ia Rua 5 de Outubro. O auditório tomou também conhecimento que por todo o concelho seriam retiradas as placas toponímicas dadas a ruas, largos, pontes, etc., com os nomes de personalidades locais que estiveram sob as ordens do regime salazarista-marcelista.
Em seguida a esta patriótica sessão, os assistentes dirigiram-se em cortejo ao cemitério local onde foi prestada homenagem a republicanos e democratas já falecidos e que ali repousam eternamente.

In Diário de Coimbra - 11/Outubro/1974

Sem comentários:

Enviar um comentário