Afim de dar maior relevo a homenagem a prestar à memória do prof. dr. Lino Neto, no ano comemorativo do centenário do seu nascimento, deliberou a Câmara Municipal deste concelho, erigir um busto no Largo dos Combatentes da Grande Guerra, nesta vila.
Porque, neste momento, não temos ao nosso dispor qualquer biografia do homenageado, socorremo-nos do mensário interparoquial «Voz da Minha Terra», para registar algumas notas biográficas daquele a quem o município de Mação vai perpetuar em bronze, para admiração e exemplo dos conterrâneos.
Diz o referido mensário: «Escritor de raras qualidades, foi professor sempre querido e destacado da Universidade Técnica, um valor nas Ciências Económicas e Jurídicas».
«Foi, além do que, muito sumariamente referimos, um católico sincero, deputado na Câmara dos deputados em nome desta grande força espiritual, ao tempo difícil, pelas lutas partidárias, em que desde logo se impôs, pela sua absoluta identificação entre o pensamento e a acção, entre a doutrina e a sua vida modelar, nunca traindo ou fugindo, antes resistindo a todos os ataques feitos à Igreja»
In Diário do Ribatejo - 31/Janeiro/1973
Sem comentários:
Enviar um comentário