A chouriça e o presunto de Melgaço, produção efectuada à base de carne de porco da raça bísara, passam a estar protegidas por Bruxelas, sob Indicação Geográfica Protegida (IGP) e, consequentemente, vão integrar uma lista de mais de 1200 produtos classificados.
Naturalmente existirá agora em todos os consumidores portugueses, ao aperceberem-se desta notícia, uma enorme apetência em saborear o presunto e a chouriça de Melgaço, para, por si próprios, avaliarem se existe efectivamente qualidade naqueles produtos para merecerem tamanha distinção.
No concelho de Mação produzem-se presuntos de elevada qualidade, denominados "marca Mação" e, também, alguns tipos de enchidos de carne do que melhor se fabrica no país.
Existe no concelho uma organização (ou associação) que engloba todos ou parte dos fabricantes de produtos de fumeiro, quem melhor, portanto, para encetar junto da União Europeia o processo para obter idêntica classificação, evidentemente se os empresários entenderem ver os seus produtos considerados IGPs.
Foto Jornal de Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário